BOLETIM FINANCEIRO

.

ANO 1 ...........................................No. 4

OUTUBRO-NOVEMBRO-DEZEMBRO 1996................Director: Álvaro Trigo


INTRODUÇÃO

Esta edição do BOLETIM FINANCEIRO sai consideràvelmente atrasada pelo que apresentamos as nossas desculpas. Esperamos que a próxima edição, a sair em Janeiro, entre numa periodicidade normal.


ACÇÕES DE PRIMEIRA QUALIDADE

TRANSCANADA PIPELINES LTD

Para aqueles que pretendem ter uma pasta de investimento variada e de boa qualidade, acções da TransCanada PipeLines Ltd preenchem esse objectivo.

Esta companhia canadiana é essencialmente uma distribuidora de gás natural que é transportado através de condutas para o Canadá e Estados Unidos. Este sistema de distribuição não só é económico como é o mais eficiente meio de transporte do produto da origem para o destino.

Consumo de gás natural continua a aumentar na América do Norte. Desde 1989 até ao presente a companhia já gastou 5,5 biliões de dólares na construção de condutas e instalações para a compressão de gás. Como resultado o volume de gás natural transportado de Alberta para Toronto aumentou consideràvelmente.

TransCanada PipeLines Ltd continua a aumentar a sua presença nos Estados Unidos. Desde 1985 consumo de gás natural transportado do Canadá para aquele país tem aumentado continuamente (um aumento de mais de três triliões de pés cúbicos).

O tratado do comércio livre da América do Norte contribuirá para a integração do sector da energia e o México é a nova zona de interesse. Até recentemente a abundância de petróleo no país tem sido responsável para que o gás natural fosse relegado para um lugar secundário. Para cumprir os termos desse tratado também conhecido pelas suas iniciais NAFTA, México vê-se obrigado a reduzir a poluição. Devido a este factor o aumento de gás natural é inevitável.

Em 1995 o governo mexicano apresentou legislação, subsequentemente aprovada, autorizando o investimento privado no_transporte, distribuição e armazenagem de gás natural. Com as reservas de hidrocarbonatos que o México possui TCPL Ltd., bem como outras companhias, terão oportunidade de investir no país, especialmente na construção de infraestruturas.

TransCanada Pipelines Ltd tem uma presença visível na Colômbia com dois projectos. Num deles tem 17,5% de participação na construção de condutas Cusiana para o transporte de óleo dos locais de extracção Cusiana e Cupiagua para a costa das Caraíbas, uma distância de 800 quilómetros, e subsequente participação nas operações normais da conduta.

No segundo projecto a companhia tem 34% participação num projecto de construção de condutas para o transporte de gás natural de Mariquita para Cali,uma distância de 344 quilómetros. A construção começou no princípio de 1996 e deve ficar concluída antes do fim do ano.

Outro maior investimento da companhia foi feito na Tanzânia. O empreendimento em colaboração com Ocelot Tanzânia Inc é financiado pelo Banco Mundial. O projecto Songo Songo é para o processamento e transporte de gás e para a produção de energia eléctrica para uso doméstico e industrial. A primeira fase do projecto começou em 1995 e foi construída num tempo record de oito meses. Além da participação no projecto, TCPL Ltd tem um contracto com o governo da Tanzânia para administrar as instalações durante 20 anos.

Algumas inconveniências que podem afectar a indústria serão novas exigências regulamentares, conformidade com dispositivos de segurança agora mais rigorosos do que durante o passado, ou outras exigências do "National Energy Board". Por outro lado uma nova actividade está a abrir-se para a indústria: o transporte de água e de esgotos através de condutas. Isto beneficiará a indústria em geral.

No aspecto financeiro TransCanada PipeLines Ltd. está em boa situação. Receitas passaram para o dobro nestes últimos quatro anos e dividendos continuam a aumentar.

Para o ano fiscal que terminou em 31 de Dezembro de 1995 a receita líquida da companhia foi de $397,4 milhões de dólares ($1,75 por acção), comparada com $358,6 milhões ($1,60 por acção) no ano anterior. Em Dezembro dividendos aumentaram de 25 para 27 cêntimos por acção por trimestre.

Preço actual das acções (11 de Novembro de 1996) $24,10. (Alta/Baixa para o periodo de 12 meses; $24,15/$18,00) O dividendo anual está em $1,08. (4,05% em relação ao custo corrente). Actual price earnings per share é de 13.5.

Em 1994 o preço das acções variou entre $19,00 and $16,50.Dividendo anual foi de $1.00. Em 1995 o preço variou entre $19,00 e $16,50. Dividendo $1,08.

Companhias de condutas, de telefones ou de eletricidade (aonde elas são públicas) são conhecidades como empresas que dão dividendos elevados. TransCanada Pipelines Ltd faz parte desse grupo.

Com os juros de depósitos bancários ao nível mais baixo destes últimos trinta anos aqueles que querem rendimento de investimento estão a refugiar-se na bolsa, comprando acções de companhias que distribuem dividendos elevados. Com o preço das acções a subir, e o dividendo fixo, o rendimento que elas dão já é mais baixo, mas mesmo assim continuam a ser uma melhor alternativa do que depósitos bancários.

Um outro factor que deve ser levado em consideração é que ao contrário de outros sectores, tais como bens de consumo, matérias primas ou outros, mesmo numa quebra da economia a necessidade de telefones, electricidade ou gás natural continua constante. Isto torna estas acções mais atractivas de que aquelas representando outras sectores da economia.

O futuro da companhia está ligado à indústria do gás natural, um produto cada vez mais necessário a um mundo cuja actividade económica depende de energia. O acordo da NAFTA e condições globais beneficiam a indústria. TransCanada PipeLines Ltd beneficia destas condições.

Perspectivas para o futuro da companhia são favoráveis. Estas acções não são excitantes, mas destinadas a um crescimento constante e moderado e oferecem um dividendo razoável. E nestes tempos de incerteza acerca da direcção da bolsa isto são atributos raros.

As acções da companhia são negociadas nas cinco bolsas canadianas e no New York Stock Exchange (apenas as common).

(Preparado: Novembro de 1996).


Comentários ? Escreva