ANO 18 .............................................. No. 101

JANEIRO - FEVEREIRO 2013...........Orientador: Álvaro Trigo


ABERTURA

Devido a motivos alheios à nossa vontade este número do BOLETIM sai imensamente atrasado. Esperamos retomar a periodicidade normal no próximo número.

Uma data a assinalar é que o BOLETIM entrou no seu décimo oitavo ano de publicação. Durante este período assistimos a altos e baixos das bolsas mundiais.

Finalmente, desejamos a todos os nossos leitores, um Feliz 2013, com boa saúde e bons investimentos.

COMENTÁRIOS A 2012

Nesta era de globalização, mercados financeiros continuam dependentes de fatores externos e o mercado canadiano não é exceção. Políticas públicas, fiscais e monetárias na Europa, Estados Unidos e China têm, agora, influência na atuação das bolsas canadianas.

2012 não foi um grande ano para investidores. Problemas na Europa, abrandamento da economia na China, dívida pública elevada nos Estados Unidos, tudo contribuiu para um mau estar e incerteza na direção dos mercados.

Para a bolsa canadiana, podemos dizer que 2012 foi um ano razoável, especialmente se levarmos em consideração problemas para além das suas fronteiras, mas de influência na economia global.

Apesar de incerteza económica, mercados financeiros recuperaram um pouco nos últimos meses do ano, resultado duma economia coordenada pelos principais Bancos centrais.

Yield nos bonds de quatro países europeus – Alemanha, Dinamarca, Suiça e Filândia – passaram a negativos. Alguns investidores são tão receosos do mercado, que preferem absorver um pequeno prejuízo do que ter percas com ações da bolsa.

Um setor da bolsa canadiana com atuação positiva foi o dos REITs. Investidores continuam a acreditar que Imobiliário é um setor seguro. Nos serviços financeiros, bancos tiveram uma atuação decente, enquanto seguros continuam a debater-se com vários problemas. As chamadas utilities foi outro setor com boa atuação.

O crescimento de exchange-traded funds continua a exercer pressão em companhias que vendem Fundos de Investimento. A grande atração dos ETFs é o baixo custo de administração. Baixo custo não é por si razão suficiente forte para optar por esta forma de investimento. No entanto, dado o facto de que muitos Fundos não conseguem apresentar melhores resultados do que os índices que tentam duplicar, ETFs continuam a ser preferidos a fundos.

PROJEÇÕES PARA 2013

Administradores de investimentos estão, neste momento um pouco esperançados de que o mercado estabilizará, embora o crecimento económico seja reduzido.

Mercados canadianos continuam significantemente ligados a microeconómicos acontecimentos – especialmente fiscal, monetário a políticas públicas com acontecimentos na zona do Euro, China e Estados Unidos.

PORTEFOLIO PARA 2013

Sem possuirmos uma bola de cristal que preveja o futuro, apresentamos, abaixo, algumas companhias que oferecem boas possibilidades e resistência a “baixas do mercado”. Algumas são de grande capitalização, outras de menor, todas de boa qualidade.

FORTIS (FTS)

Fortis é a maior “investor-owned utility”. A empresa distribui eletricidade e gás para mais de dois milhões de consumidores. As suas atividades, sendo regulados pelo governo, produzem receitas previsíveis, o que permite à companhia pagar os seus dividendos. Além das atividades reguladas oficialmente, Fortis tem ainda atividades não reguladas tais como: produção de eletricidade e imobiliário.

A companhia aumenta dividendos anualmente. O aumento anualizado dos últimos cinco anos foi de 8 por cento.

Yield: 3,5%. P/e 21. Preço recente: $34.49.

FIRST CAPITAL ROYALTY (fcr)

First Capital é uma empresa que constroi, aluga e administra centros comerciais, drugstores e community shopping centres em áreas urbanas de crescimento rápido.

Ao preço atual a companhia é um investimento atrativo.

Yield: 4,4%. P/e 6. Preço recente: $19.00.

KILLAM PROPRIETIES (KMP)

Killam Proprieties é uma companhia de “real estate.” Possui e administra multi-family apartments e manufactured home communities. Killam tem sede em Halifax, tem-se expandido nas províncias marítimas e, recentemente, no Ontário. Seguidas por nós, desde à muito, esta é um dos nossos investimentos preferidos.

Yield: 4,6%. P/e 12.Preço recente: $12.52.

NORTH WEST COMPANY (nwc)

North West Company, Inc. é a operadora de supermercado, oferecendo produtos alimentícios e outros considerados como essenciais no dia-a-dia. Os seus estabelecimentos estão localizados em comunidades rurais e urbanas no Canada, Alasca, Pacífico Sul e Caraíbas.

Recentemente as ações aumentaram consideravelmente. Uma queda de preço constituirá uma boa oportunidade de compra.

Yield: 4,5%. P/e 17. Preço recente: $22.99.

RIOCAN (rei.un)

RioCan é uma empresa que constroi e administra plazas e centros comerciais. A companhia possui um avultado número de propriedades e está presente em todo o Canadá.

Os seus inquilinos incluem todos os nomes conhecidos do país, desde Shoppers Drug Mart, WallMart, Metro, Sobeys, etc.

Para investidores a companhia oferece estabilidade e previsibilidade.

Yield: 5,1%. P/e 7. Preço recente: $27.30.

BELL ALIANT INC. (ba)

Bell Aliant é a companhia de telefones das províncias marítimas canadianas. BCE Inc. possui 44 por cento da companhia. Especula-se nos meios financeiros que BCE acabará por comprar o resto de Bell Aliante.

Ao preço corrente a companhia é um investimento atrativo.

Yield: 7,2%. P/e 7. Preço recente: $26.23.

TRANSCANADA CORP. (trp)

TransCanada Corporation tem operações em duas áreas: pipelines (gasodutos/oleodutos) e energia e oferece uma variedade de serviços para a sua clientela. A divisão de pipelines constrói e desenvolve infraestrutura, incluindo condutas de natural gás.

A companhia tem aumentado dividendos consistentemente.

Yield: 3. P/e 22. Preço recente: $7.99.

POWER CORPORATION OF CANADA (pow)

Power Corporation foi creada em 1925. A companhia tem interesses em serviços financeiros, comunicações e outros serviços. As suas atividades são no Canadá, Estados Unidos e Europa.

Power Corporation controla (parcial ou totalmente) Power Financial, Great-West Lifeco, IGM Financial e Pargesa Holdings.

Yield: 4%. P/e 12. Preço recente: $26.31. p>

(2 de fevereiro de 2013)

Comentários? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2013 Álvaro Trigo