ANO 18 .............................................. No. 105

SETEMBRO - OUTUBRO ..........Orientador: Álvaro Trigo


ABERTURA

Neste número comentamos acerca da maior companhia canadiana de fosfatos - Potash Corporation.

Companhias mineiras de produção de potassa juntam-se agora às de exploração de ouro. Ambas tendo sofrido baixas consideráveis. Como comentamos abaixo, as ações de Potash Corporation, uma das empresas aparentemente resistente às intempéries do mercado, sofreram queda considerável devido a acontecimentos de além fronteiras.

COMENTÁRIO

Estaremos a assistir ao fim das hipotecas baixas? Bancos, discretamente, começaram a aumentar os juros em empréstimos/hipotecas. Se bem que os aumentos sejam mínimos, isto pode indicar a tendência dum aumento de juros.

Investidores começam a “namorar” obrigações (bonds), agora a oferecer rendimento maior. Aqueles já investidos nelas vêem o valor do “principal” reduzido. O mesmo se aplica para ações preferidas, que dão dividendo fixo. Esta é a ocasião de prestar atenção a ações de imobiliário (Real Estate e REITs). Muitas das companhias do setor usam leverage, isto é, fazem aquisições de propriedades com o uso de hipotecas.

Mas se o leitor constatou que os juros de empréstimos estão a subir, os seus investimentos em GICs e Savings accounts não apresentam aumentos.

Uma notícia recente refere-se ao CEO de BlackBerry, Thorsten Heins, que poderá receber $56 milhões de dólares no caso de ser despedido ou a companhia vendida.

Devido à má atuação de BlackBerry, que até recentemente era o orgulho de canadianos, o CEO revelou que está a estudar diversas opções para a empresa, inclusivamente a sua venda. Naturalmente, acionistas, muitos dos quais compraram as ações de BlackBerry a preços elevados, estão furiosos. Enquanto estes perderam milhões no investimento, o CEO, naquela posição apenas desde janeiro de 2012, poderá deixar a empresa levando consigo milhões. BlackBerry, durante algum tempo, a companhia mais importante da especialidade, usada pela White House, continua a perder mercado para iPhone, da Apple, e Galaxy, de Samsung.

POTASH CORP.

Potash Corp.,de Saskatchewan é a maior companhia mundial produtora de adubos químicos, com cerca de 20 porcento da produção mundial. Ela tem sido uma das candidatas a ser incluida na nossa rubrica AÇÕES A CONSIDERAR.

Recentemente, quando as ações eram transacionadas a $44.67, lemos um artigo dum analista duma firma de investimentos. Ele sugeria que, com a população a aumentar cerca de 75 milhões anualmente, a procura por adubos continuará a aumentar. Adubos aumentam a produção agrícola. Ele afirmava que, além da grande procura do produto, barreiras de entrada para novas minas são difíceis. Para o analista, Potash Corp. deveria continuar a aumentar as receitas e cash flow e que acionistas seriam os beneficiários a longo prazo

Os componentes de adubos químicos são nitrogénio, fosfatos e potassa e Potassa é o nome genérico para o produto que que contem esses minerais. Importadores de potassa includem os Estados Unidos, China e Brasil.

Quando foi noticiado que a companhia russa produtora de potassa, OAO Uralkali, decidira terminar a colaboração com a empresa produtora da Belrussia, Belaruskali, uma joint venture, que tem mantido o preço de venda do mineral estável nos últimos oito anos, o mercado reagiu negativamente. A dissolução do cartel provocou uma queda imediata nas ações das companhias canadianas produtoras do mineral – Potash Corp. of Sakatchewan, The Mosaic Co. and Agrium Inc.

A companhia russa planeia exportar mais mineral para a China a um preço menor do que o mantido pelo cartel. China importa cerca de um quinto da produção mundial.

A situação afetará os accionistas de Potash Corp., mas igualmente a provincia canadiana de Saskatchewan que verá uma das suas fontes de receita mais importantes reduzida (royalties) e, possivelmente, resultará ainda no despedimentos de trabalhadores de minas. A companhia tem estado a desenvolver novos projetos, mas agora, certamente, estes serão suspensos.

Potassa é o adubo mais usado na agricultura mundial. O preço no mercado é cerca de $400 dólares a tonelada. Existem prognósticos de que ele poderá descer para $300 dólares.

Como era de esperar o preço a que as ações de Potash Corp. eram transacionadas desceu bastante com a notícia. Serão as ações da companhia, ao preço corrente, um bom investimento? Pode ser para aqueles que agora as comprem. Infelizmente, para os que as compraram recentemente, estes devem ter “paper losses” substanciais.

Acontecimentos inesperados afetam o mercado. Um outro caso a lembrar é o do acidente em Megantic (Quebeque) em que um descarrilamento provocou um fogo que destruiu casas e matou cerca de cinquenta pessoas. Ações de companhias de transportes ferroviários (Canadian National Railway Co. e Canadian Pacific Railway Ltd.) têm subido continuamente. Mas, agora, podem ser afetadas negativamente por esse acontecimento trágico. Maiores controles de autoridades, inspeções, poderão contribuir para aumento de despesas e, consequentemente, redução de lucros, o que se deverá refletir no valor das ações.

(9 de setembro de 2013)

Comentários? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2013 Álvaro Trigo