ANO 19 .............................................. No. 107

JANEIRO - FEVEREIRO ..........Orientador: Álvaro Trigo


ABERTURA

Se o leitor decidiu começar a investir neste novo ano, a baixo encontra sugestões de companhias adequadas para iniciar uma pasta de investimentos. Como referimos neste número, uma análise mais profunda deve ser feita para investimentos a considerar.

Se as ações nomeadas abaixo são atrativas a longo termo, o seu preço pode ser influenciado por aumento de juros e outros fatores. Mas, com dividendos estáveis e que, em tempos favoráveis, aumentarem, elas constituem uma boa proteção para inflação. Neste período de incerteza acerca da direção da economia, nunca ações com bons dividendos parecem tão atrativas.

No próximo número indicaremos os rácios mais usados por analistas.

RESUMO DE 2013

Os índices das bolsas S&P 500 (para ações americanas) e o TSX/S&P, para ações canadianas subiram substancialmente em 2013. O índice americano aumentou 26%, enquanto o canadiano teve um aumento mais modesto – 9%, apenas.

Resultados favoráveis não foram só na América do Norte, O Dax (Alemanha) e o Nikkei (Japão), este com atuação desastrosa por décadas, tiveram ganhos notáveis.

Uma das explicações para os bons resultados verificados é de que, quando a recessão surgiu, bancos centrais coordenaram as suas políticas monetárias – baixando juros.

As bolsas canadianas tiveram resultados mais modestos devido à sua dependência de matérias-primas. Quase todos os setores acabaram o ano em alta, mas houve exceções. Se companhias com presenças internacionais tiveram aumentos apreciáveis, entre elas, Alimentation Couche-Tard e CGI Group; as mineiras, e as de propriedades (REITS), viram o valor das suas ações descer.

O dólar canadiano tem estado em descida, não muito longe agora dos 90 cêntimos americanos. Isto satisfaz exportadores canadianos, mas provoca preocupação para os que viajam para o estrangeiro e os que vêem o preço de frutas e vegetais importadas aumentar. Em fevereiro de 2013 um dólar canadiano era cambiado por um dólar americano, agora perdeu quase 10%.

No setor de energia, as companhias canadianas têm sofrido devido à falta de oleodutos para o transporte do óleo. Para ser competitivo nos mercados internacionais, o óleo produzido no país é vendido com desconto em relação ao valor nos mercados internacionais.

Enbridge viu o seu projeto “Northern Gateway” aprovado por uma Comissão Federal, desde que a companhia obedeça a condições estabelecidas pela comissão, especialmente aquelas relacionadas com o meio ambiente e respeito pela vida selvagem. Grupos do meio ambiente e nativos estão fortemente opostos ao projeto. Pela maneira como opositores reagiram à notícia, a oposição pode degenerar em violência.

BLACKBERRY LTD aumentou os prejuízos no último trimestre e continuará a ter prejuízos nos próximos. O novo CEO está confiante que a transformação na companhia produzirá resultados favoráveis e que BlackBerry voltará a ter lucros em 2016. Após ter atingido novas baixas as ações estão em recuperação lenta.

A outra notícia do ano foi o da baixa do ouro. Este fator, aliado ao aumento no custo da mão-de–obra, problemas com populações locais e até, em menor escala, a índia provocou limitações na importação de ouro, tudo contribuiu para uma má atuação do setor mineiro.

Enquanto investidores em ações tiveram um ano aceitável, aqueles cujas pastas de investimento são mais orientadas para income, o que é o caso de muitos reformados, tiveram resultados dúbios. O subsetor de propriedades REITs teve uma baixa de 11% e o de utilities 7%. Felizmente, dividendos deverão ter compensado as quedas do setor. Obrigações a longo prazo baixaram igualmente. Mais tarde ou mais cedo, juros aumentarão e essa perceção afetou estes investimentos.

Ao entrarmos em 2014, a pergunta que se faz é o que nos reservará este ano.

Para prever a evolução da economia canadiana, é olhar, primeiro, para a economia americana. Sabe-se que quando os americanos abrem as portas, canadianos constipam-se. A interrelação entre as duas economias é enorme e Canadá está muito mais dependente do que se passa nos Estados Unidos do que na Europa ou Ásia. Analizando as bolsas americanos constata-se que o mercado americano está elevado. O Standard & Poor’s 500 está com um P/e de 17, em comparação de 14, há um ano atrás. A Yield também passou de 2.25 pata 1.9. Presentemente, não há setores da economia que sejam atrativos.

Prognósticos são feitos por autoridades na matéria, mas quem pode antecipar as múltiplas incertezas envolvivas no mercado? Por isso, aqueles que fazem prognósticos erram mais de 50%. Isto não quer dizer que não tomemos decisões quanto aos nossos investimentos, mas temos que admitir que muitos imponderáveis podem surgir.

STOCKS FOR 2014

A baixo, uma lista de companhias que consideramos uma boa escolha para investidores conservativos. Aos que considerem investir, sugerimos que investiguem os investimentos considerados ou consultem um conselheiro da especialidade.

FORTIS (FTS)

FORTIS é a maior empresa pública canadiana de gás e eletricidade, com clientes no Canadá, estado de Nova-Iorque e Caraíbas. Noventa por cento das atividades da companhia é regulado pelo governo. Receitas são previsíveis. A parte não regulada compõe-se de vendas hidroelétricas, hotéis e propriedades comerciais.

A expansão duma represa hidroelétrica na Colômbia Britânica, Waneta, na qual Fortis tem uma percentagem (51%) no projeto, deve entrar em serviço em 2015.

O dividendo não é elevado, mas a companhia tem-nos aumentado anualmente nos últimos 41 anos. Se os aumentos são modestos, eles são consistentes.

Preço recente: $30.34. Yield: 4. P/e 19.

KILLAM PROPRIETIES INC (kmp)

Killam é uma das nossas companhias preferidas na área de propriedades. Ela é nomeada frequentemente no BOLETIM. Não com a capitalização de outras (RioCan, Canadian Real Estate Investiment Trust), a companhia tem uma presença forte na parte atlântica do Canadá e, recentemente, começou a investir no Ontário.

As residências têm uma ocupação de 98% e a companhia é nomeada favoravelmente por analistas financeiros.

Preço recente: $10.27, Yield: 5. P/e 11.

TORONTO DOMINON BANK (td)

Quaisquer dos cinco maiores bancos merecem estar presente num portefólio conservativo. TD tem-se expandido nos Estados Unidos e aumentado a clientela no setor de retail banking tendo, recentemente, ultrapassado Royal Bank no valor de empréstimos a consumidores.

Como resultado da expansão, Toronto Dominion Bank tem agora mais sucursais nos Estados Unidos do que em Canadá.

Preço recente: $97.81. Yield: 3. P/e 14.

CANADIAN UTILITIES, LTD. (cu)

Devido às suas operações serem reguladas, Canadian Utilities é uma boa escolha para investidores conservativos. Se bem que a Yield não seja elevada, ela tem aumentado anualmente. Este tipo de investimento é influenciado pelos juros. Um aumento de juros tende a influenciar e baixar o valor das ações, mas os fundamentais da companhia são sólidos e os dividendos compensam qualquer baixa de preço das mesmas.

Preço recente: $36.47. Yield: 2. P/e 14.

SUNCOR ENERGY INC. (su)

Suncor é a quinta maior companhia de energia da América do Norte a maior companhia canadiana de óleo e gás e a maior produtora das tar sands em Alberta. Suncor está ainda presente na costa Atlântica do Canadá, no mar do norte, na Síria e na Líbia.

Devido à sua capacidade, experiência e tecnologia avançada Suncor constitui um bom investimento no setor de energia.

Preço recente: $37.40. Yield: 2. P/e 19.

MANULIFE FINANCIAL (mfc)

Manulife Financial Corporation através das suas subsidiárias oferece serviços financeiros e administra;cão de bens para particulares e empresas. Os serviços são oferecidos na América do Norte (Canadá e Estados Unidos) e ásia.

Presentemente parece maior atrativa do que Sun Life.

Preço recente: $21.95. Yield: 2. P/e 15.

Para aqueles que se querem aventurar no mercado americano, três companhias merecem a nossa atenção. Proctor & Gamble Co. é a nossa favorita. Duas outras merecem, igualmente, a nossa atenção: General Electric and Johnson & Johnson. Ao investir em mercados estrangeiros, existem certos fatores a considerar, entre eles impostos e diferenças cambiais. Se bem que o preço de uma ação americana seja o mesmo do de há um ano atrás, a queda do dólar canadiano torna-a agora mais cara. Dividendos de corporações canadianas tem o benefício de um crédito, esse não existe para dividendos de ações de corporações estrangeiras.

(18 de janeiro de 2014)

Comentários? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2014 Álvaro Trigo