ANO 19 .............................................. No. 112

NOVEMBRO - DEZEMBRO 2014.............Orientador: Álvaro Trigo


ABERTURA

Como prometemos apresentamos neste número uma companhia pública, estabelecida no Quebeque, que tem crescido enormemente - ALIMENTATION COUCHE-TARD.

COMENTÁRIO

A bolsa de Toronto continua a movimentar-se em direção errática. Principais culpados: óleo e metais (especialmente ouro). Estes setores continuam a mostrar fraqueza, afetando-a e, arrastando com eles, o dólar canadiano, este, atingindo agora, novas “baixas.”

Há algum tempo atrás quem poderiria supor que companhias envolvidas na exploração e extração de ouro estariam em tão má situação? A maior companhia nesta área, Barrick Gold, viu as suas ações negociadas a menos $13.00 dólares recentemente. Esta é uma companhia cujas ações, em 2008 e 2010, atingiram mais de $50.00 dólares. Com débito elevado, Barrick tenta agora vender algumas das suas minas, para redução de obrigações financeiras.

As razões das dificuldades das companhias produtoras de metais preciosos têm sido amplamente noticiadas nos meios de informação. Baixa de preço no mercado internacional, aliada a maiores exigências dos países onde as minas estão localizadas, quer em royalties, quer em aumento de medidas protetivas do meio ambiente e aumento em custos de produção têm afetado companhias.

Ouro, ao contrário de outros metais, não é influenciado por oferta e procura. O valor que o mercado lhe atribui tem mais a ver com condições económicas, juros e inflação. Igualmente importante é o sentimento de investidores.

Medidas drásticas têm sido tomadas pelas companhias envolvidas na produção do metal. Redução ou eliminação de dividendos, despedimento de pessoal, suspensão de exploração e cancelamento de projetos. Não será de estranhar que assistamos ao desaparecimento de pequenas companhias e a uma redução em produção.

A política petrolífera não é menos complexa.

A introdução de perfuração horizontal na extração de óleo tem permitido os Estados Unidos aumentar produção e, está previsto que, dentro de alguns anos, o país será auto-suficiente e até mesmo ultrapassar a Arábia Saudita em extração de óleo. Ao mesmo tempo estamos a assistir à queda em produção dos grandes nomes internacionais, tais como Exxon, Shell, BP, Chevron e Total. Agora, são companhias nacionalizadas que estão a sobressair: Companhia Nacional de Petróleo da China e companhias da Venezuela, Nigéria, Golfo de Adem, mesmo Brasil (Petrobras) estão a produzir mais óleo. Multinacionais, para continuar produção ao mesmo nível, vêm-se forçadas a investir em árias de mais difícil acesso. – ártico, fundo dos oceanos, etc.

O Banco do Canadá continua a seguir a mesma direção na sua política monetária de juros baixos. O governador do banco afirmou, recentemente, que não haverá aumento de juros, enquanto a economia não recuperar.

ALIMENTATION COUCHE-TARD INC.

Com operações no Canadá, Estados Unidos, México, Japão, China, Indonésia e em vários países europeus, ALIMENTATION COUCHE-TARD INC. é um dos maiores “convenience stores” mundiais.

A companhia adquiriu forma após a consolidação de várias lojas de conveniência durante os anos 90. A consolidação continuou e, presentemente, Alimentation Couche-Tard explora mais de 13.000 lojas em várias partes do mundo, com mais de 80.000 empregados mundialmente. Estas lojas servem uma clientela que compra artigos alimentares da última hora.

Couche-Tard, o nome pelo qual a companhia é geralmente conhecida, é ativa com os nomes de Couche-Tard, Mac’s, Circke K, On the Run e, ainda, com o nome de vários associados. Algumas lojas são exploradas pela companhia, outras por franchisees.

Além da venda de produtos para consumo imediato, ela explora bombas de gasolina nalguns dos seus estabelecimentos. Na Europa, acaba de vender a divisão de combustível para aviação a Air BP.

Receitas anuais da companhia aumentaram; Contribuindo para o aumento, uma série de aquisições. Com ajustamentos para one-time items a companhia teve um lucro de 22 cêntimos por ação no último trimestre, comparado com 20 cêntimos em igual período do ano anterior e pagou 4 cêntimos por ação em dividendo.

Insiders têm comprado ações da companhia, sinal de confiança no seu futuro. Instituições com posições substanciais (em fundos de investimento) na empresa são: Fidelity True North CI; Sentry Canadian Income Fund; Scotia Canadian Dividend Adviser CI; RBC Canadian Dividend GI e Fidelity Canadian Balanced CI.

A companhia usa dólares americanos nos seus relatórios financeiros. Preço recente (31 de outubro de 2014) $38.25; yield: 0,4; p/e rácio: 0,4. Símbolo na bolsa de Toronto: atd.b

(10 de novembro de 2014)

Comentários? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2014 Álvaro Trigo