ANO 20 .............................................. No. 113

JANEIRO - FEVEREIRO 2015.............Orientador: Álvaro Trigo


ABERTURA

Volatilidade na bolsa tem enervado investidores. O pior que eles podem fazer é reagir a cada movimento do mercado. Preocupados com short-term volatilidade? Se os fundamentais da companhia são fortes e a administração prudente, movimentos de preços são de menor consequência para investidores que tenham, como objetivo, o longo-termo. O que é importante é o intrínsico valor da companhia e o preço a que as ações são negociadas. Em baixo, apresentamos um grupo de ações adequado tanto para iniciados como para aqueles já com investimentos na bolsa. As empresas referidas oferecem estabilidade e fazem parte de industrias estáveis.

A pasta de investimentos apresentada consiste em ações de sete companhias. O preço das ações é o do fecho do mercado a 16 de janeiro. Se o leitor comprar 100 ações de cada uma das empresas o custo do investimento será $30,271.00 dólares (excluindo comissões). No fim de 2015 faremos a comparação com o seu valor (fecho a 31 de dezembro).

COMENTÁRIO

Escrevemos este BOLETIM em meados de janeiro. A bolsa de Toronto começou o ano em descida. Todos os setores têm sido afetados. A descida do TSE index na primeira quinzena de 2015 reflete não só os tradicionais culpados: matérias primas (óleo, ouro, cobre) mas agora o setor financeiro este em surpreendente descida, refletindo preocupações sobre a direção da economia. O World Bank reduziu as suas previsões de crescimento para a economia mundial, nomeando resultados económicos dececionantes na zona euro, Japão e restantes economias mundiais mais importantes.

PETRÓLEO - O preço do barril de crude continua em queda, estando agora a ser negociado a mínimos não vistos desde maio de 2009. A influenciar a desvalorização existe uma perceção de que a produção continuará a exceder procura na primeira metade do ano corrente.

A Organização dos Países Petrolíferos Exportadores decidiu não reduzir produção. O “oversupply” pode demorar meses ou anos para ser absorvido. No Canadá, as províncias de Alberta, Saskatchewan e a Terra Nova têm sido afetadas pelo preço baixo do óleo, mas se a presente situação se mantiver tal terá efeitos devastadores para países como a Venezuela, praticamente 100 % dependente da exportação de óleo. O governo venezuelano tem presentemente um problema – a impossibilidade de pagar a sua dívida externa. Igualmente afetados pela baixa do valor do óleo está a Rússia, que depende cerca de 40% das exportações de petróleo.

A Arábia Saudita, o maior produtor mundial de petróleo, fez pressão no seio da organização do cartel para a manutenção da produção atual, travando assim a redução da oferta e consequente aumento do valor do óleo. Com custos de produção em $6.00 US pode-se permitir a esse luxo e simultaneamente afastar da competição produtores cujo custo de produção é mais elevado. Devido a técnicas mais aperfeiçoadas de extração, os Estados Unidos aumentaram substancialmente a sua produção petrolífera. O país está mesmo à beira de se tornar auto-suficiente, ou até tornar-se exportador do produto.

No Canadá, além dos governos provinciais atrás nomeados, companhias do setor são igualmente afetadas, desde as maiores, como Suncor e Canadian Oil Sands, até às mais pequenas. Pequenas empresas podem, mesmo, entrar em falência. As noticias provenientes da indústria têm sido as mesmas: despedimentos, suspensão de projetos, redução de investimentos, além de redução de dividendos pagos a acionistas.

JUROS E O DÓLAR CANADIANO - O ano de 2014 terminou com o dólar canadiano em contínuo declínio. A dependência do país em minerais e óleo e o declínio do setor afetou o dólar canadiano. Simultaneamente o dólar americano continua a fortalecer-se em relação às restantes moedas.

Enquanto não há justificações para um aumento de juros no Canadá, devido à fragilidade da economia, boas notícias económicas provenientes do sul do país, antevêem a possibilidade de que, em meados do ano, o Federal Reserve comece um aumento gradual de juros. Se assim acontecer, isso irá trazer um problema para o Canadá. Se bem que não apropriado para as condições económicas atuais, o país poderá ser “forçado” a acompanhar os Estados Unidos em política monetária.

AÇõES PARA 2015

FORTIS INC (fts)

FORTIS INC é a maior companhia de gás e eletricidade do Canadá. Preços de gás e eletricidade são regulados pelo governo, isto significa que as receitas e rendimento da companhia são previsíveis. Se o custo de vida e juros aumentarem, a companhia pode pedir permissão para um aumento de tarifas

Fortis está a sofrer uma transformação, manifestando assim a sua intensão de vender as suas propriedades, concentrando-se na sua área de especialidade. – utilities. Assim tem-se expandido no oeste do Canadá e recentemente adquiriu uma empresa no estado de Arizona - UNS Energy Company..

A companhia tem aumentado os seus dividendos anualmente.

Preço recente: $40.37. P/e 27. Yield 3%.

CANADIAN IMPERIAL BANK OF COMMERCE (cm)

O quinto banco canadiano tem tido um recente passado atribulado durante a crise financeira. A situação parece agora estar estável O banco tem usado televisão para divulgar as suas iniciativas, a última das quais é “tirar uma fotografia dum cheque e fazer o depósito usando um telemóvel.

O banco continua a expandir a sua divisão de wealth-management.

A queda do preço das ações em 2015 constitui uma oportunidade de compra.

O banco aumentou o dividendo trimestral 3%, agora $1.03. Dividendos tem tido uma aumento de 2.88% nos últimos cinco anos.

Preço: $90.58. Yield 4%. P/e

12.

ROYAL BANK OF CANADA (ry)

Royal Bank é o maior banco canadiano. A empresa oferece serviços pessoais, comerciais, institucionais, administração de bens, seguros, serviços de processamento, etc. com operações globais.

Recentemente o Banco reduziu as suas atividades nas Caraíbas, ação similar a outros bancos canadianos.

Royal Bank teve um aumento nos lucros no último trimestre de 8%. Dividendos têm aumentado 8,15% nos últimos cinco anos. A administração do banco está confiante de que poderá aumentar os lucros em 7% anualmente.

Tal como outros bancos, perceções sobre o abrandamento da economia, têm reduzido o preço a que as ações são transacionadas. Tal constitui uma boa oportunidade de compra.

Preço: $75.51. P/e 13. Yield 3%.

EMERA INC. (ema)

Emera Inc é uma companhia de energia, com produção, transmissão e distribuição de eletricidade. Tem, igualmente, distribuição de gás.

Em setembro Emera aumentou dividendo em 6.9% e antecipou um aumento anual de dividendos em 6% para os próximos seis anos. Tal mostra confiança no futuro.

Reconhecimento do valor da companhia e preocupações sobre a economia em geral, tem feito com que investidores se “refugiem” em utilities. Isso tem puxado o valor das ações para preço elevado. Aqueles que pensem que o valor é elevado podem esperar por uma descida.

Preco recente: $40.55. Yield 3. P/e 20.

FIRST CAPITAL ROYALTY (fcr)

First Capital Royalty é uma companhia proprietária de centros comerciais. Presentemente a companhia tem 159 propriedades, no este, oeste e centro do país, com uma área de mais de 24 milhões de pés quadrados.

First Capital é uma das empresas com maior número de propriedades que parece ser ignorada por analistas. O preço das ações parece refletir essa falta de interesse do mercado, particularmente devido ao facto das suas propriedades estarem em localizações de tráfico intenso.

Preço:$19.24. Yield:4%. P/e:20.

KILLAM PROPRIETIES INC. (kmp)

Com sede em Halifax, Killam Proprieties é uma das maiores companhias proprietárias de apartamentos para famílias, residências e manufactured home communities.

Desde que tomámos conhecimento com a companhia, ela tem-se mantido em expansão contínua. A sua última iniciativa é a construção dum prédio de luxo, de sete andares e 122 apartamentos, em Cambridge, Ontário (Saginaw área). Os apartamentos devem começar a ser habitados esta primavera.

A empresa paga dividendos mensalmente

Preço:$10.61. Yield: 5%. P/e: 16.

THE NORTH WEST COMPANY (nwc)

The North West Company foi fundada em 1668 e tem a sede em Winnipeg, Canadá. A sua atividade é a venda de alimentos e outras necessidades da vida doméstica. Tem lojas em localidades rurais e urbanas no Canadá, Alasca, Pacifico Sul e Caraíbas. O que a distingue de outras companhias da indústria é que ela, com algumas exceções, serve áreas distantes de centros urbanos, sem competição.

Operações no Canadá incluem 122 lojas Northern, 13 Quickstop, 7 Northmart Drug Store e outros pequenas estabelecimentos. Operações internacionais consistem de lojas com o nome de AC Value Center, Quickstop além de 1 IGA.

A companhia é distribuidora de carnes, legumes, além de serviços financeiros, transferência de fundos, preparação de impostos, etc.

Preço: $25.85. Yield: 4. P/e: 25.

(23 de janeiro de 2015)

Comentários? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2015 Álvaro Trigo