ANO 20 .............................................. No. 114

MARÇO - ABRIL 2015.............Orientador: Álvaro Trigo


ABERTURA

No princípio deste mês assistimos ao rito anual que trás multidões à maior convenção mundial de minas. – Prospectors and Developers Association of Canada.

Desde 1932 que esta convenção se realiza em Toronto. Delegados de 125 países encontram-se na cidade, sendo os maiores grupos do México, Peru, Chile, Índia e Brasil. Mesmo Mongólia e sul de Espanha estão representados.

A convenção atrai cerca de 25.000 greologistas, investidores, curiosos e hoteis na baixa de Toronto ficam repletos.

Apesar de o mercado estar debaixo de uma nuvem negra, companhias pequenas enaltecem as suas possibilidades, tentando atrair investidores. Metais estão em baixa. Ouro, zinco, cobre e restantes minerais têm visto preços nos mercados internacionais baixar.

Neste número do BOLETIM apresentamos uma empresa de propriedades. Esta é uma companhia que temos seguido com curiosidade e que nos parece ser adequada para uma pasta de investimentos diversificada. – DREAM GLOBAL REIT.

Aconselhamos aqueles considerando iuvestir neste (ou noutras companhias) discutirem o investimernto com os seus “financial advisers.”

COMENTÁRIO

As recentes baixas da bolsa de Toronto refletem a preocupação e dúvidas de investidores sobre a direção da mesma. Apesar da queda presente temos estado num “bull market” e “bulls e “bears” não continuam indefinidamente. Bancos, após subidas elevadas, refrearam um pouco, afastando-se das suas altas. Mas é sobretudo a queda da energia que continua a pressionar o mercado canadiano. Companhias petrolíferas têm reduzido despesas, despedido pessoal e suspendido novas perfurações.

Preocupações acerca baixa do setor de energia, em adição to o provável aumento de juros nos Estados Unidos e o abrandamento da economia na China, tudo contribui para a incerteza atual sobre a direção da bolsa. O mercado de trabalho nos Estados Unidos, com a criação de mais posições de trabalho antevê uma subida de juros no país – más notícias para o Canadá, onde o governador do Banco Central resolveu descer juros, agora a um recorde - 0.75%.

AÇÕES A CONSIDERAR

DREAM GLOBAL REIT (drg.un)

DREAM GLOBAL REIT é um nome novo da Bolsa de Toronto, mas a companhia não é, de facto, nova, apenas o nome mudou. Anteriormente era conhecida com Dundee International REIT.

A companhia começou as suas atividades em 2011 e tem adquirido propriedades fora do Canadá. Elas estão localizadas nas sete maiores cidades da Alemanha – Berlim, Munique, Dusseldorf, Hamburgo, Estugarda, Colónia e Frankfurt. A 31 de dezembro de 2014 a empresa tinha 266 propriedades. Entre os inquilinos encontram-se nomes importantes tais como o Estado da Bavária, AIG, BNP Paribas, Google e Imtech.

A economia alemã é sólida, o país tem uma taxa baixa de desemprego e investe significantemente em infra-estrutura.

Preço recente das ações: 9.74. (Máximo e mínimo para o ano: 7.93 – 10.03). Yield: 8%. P/e: 5.

(2 de abril de 2015)

Comentários? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2015 Álvaro Trigo