BOLETIM       FINANCEIRO

         Portuguese Canadian Financial Newsletter

___________________________________________________________________

Ano 5                                                                                                                                           Número 28

 

NOVEMBRO – DEZEMBRO  2000                    Director: Álvaro Trigo

___________________________________________________________________

INTRODUÇÃO

O presente número do boletim sai atrasado e numa forma abreviada. O próximo número sairá nos primeiros dias de Janeiro.

 

Hoje apresentamos uma companhia canadiana do sector de partes de automóveis - TESMA INTERNATIONAL INC. A companhia está concentrada em três áreas de produção: motores, transmissões e combustão. Não necessariamente um dos primeiros investimentos a fazer para o iniciado na bolsa, mas perfeitamente adequado para aqueles que procurem diversificar as suas pastas de investimento. 

COMPANHIAS A CONSIDERAR

TESMA INTERNATIONAL INC.

 

TESMA INTERNATIONAL INC.é uma companhia canadiana de produção de peças de automóveis. A companhia é altamente especializada, usando as técnicas mais avançadas de produção. Tanto para motores, como transmissões ou combustão, Tesma produz uma grande gama de produtos para a indústria automobilística. 

 

A companhia fabrica desde pequenas partes, praticamente desconhecidas do público, até outras tais como; bombas de água, bombas de óleo, sistemas de arrefecimento, motores de arranque e partes para transmissões, caixas de velocidades, embraiagem e sistemas para depósitos de combustivel. 

 

Companhias de produção de automóveis estão a usar cada vez mais outras firmas para a produção de partes, o que é normalmente chamado sourcing out, dando assim oportunidade a companhias como Tesma de se concentrarem no aperfeiçoamento e producção dessas partes. 

 

Os maiores clientes de Tesma são: General Motors, Ford, Wolkswagen, Daimler-Chrysler, Honda e Toyota. Outros clientes na parte de technologia de combustão são: Fiat, BMW, Audi e Volvo. Tesma tem operações na Europa, América e Ásia.

 

Grande parte do sucesso de Tesma é atribuido à agressividade da gerência da companhia. A sua mensagem é concisa: ela espera e exige completa dedicação e aceitação de responsabilidade por parte do pessoal. Da “linguagem” da firma fazem parte: treino, aperfeiçoamento constante, superar a competição... A ideia constante da administração é manter a “qualidade inexcedível” dos seus produtos.

 

Atenção aos pequenos pormenores levam a atitudes extremas. Diz-se que os próprios gestores chegam ao ponto de reparar nos carros dos empregados, estacionado no parque de estacionamento da companhia. Se o seu interior não estiver limpo ou se se apresente em desalinho, eles concluem que esse empregado não é organizado e o seu local de trabalho provavelmente estará igualmente desorganizado.

 

A companhia está a dispender grande energia e atenção na criação e aperfeiçoamento de novos produtos e tecnologia e especialmente em sistemas de generadores de energia (dínamos) compatíveis com as exigências de energia elétrica e electrónica dos carros modernos. O número de engenheiros empregados pela companhia aumentou de 96, em 1996, para 319, no ano 2000.

 

Em 1999 Tesma adquiriu uma companhia da Coreia do Sul, HAC Corporation. Tal iniciativa permite à companhia uma melhor penetração no mercado do Extremo Oriente.

 

TESMA INTERNATIONAL INC. denota uma base sólida e um futuro prometedor. O aumento de vendas e de lucros tem sido consistente, ano após ano. No ano 2000 as receitas excederam um bilião (mil milhões) de dólares.

 

A companhia tornou-se pública em Julho de 1995 e desde então o seu crescimento anual tem sido de 26%. Receitas por acção (Fully diluted) aumentaram 61% desde então.

 

Lucros por acção: $2.83 (2000) em comparação com $1.76 (1999), levando em consideração options executáveis. Cash flow foi de 147 milhões de dólares no ano 2000, comparado com 93 milhões em 1999. A companhia tem pago um dividendo trimestral de 16 cêntimos.

 

As vendas de Tesma por área geográfica são: América do Norte, 69%; Europa, 27%; Pacífico e Ásia, 3% e América do Sul 1%. É neste continente que se espera um aumento maior de vendas. Apesar da fraqueza do euro, vendas na Europa aumentaram de 287 milhões de dólares em 1999 para 301 milhões em 2000.

 

As acções transaccionadas na bolsa têm características pouco vulgares. A falta de controlo dos investidores sobre uma companhia é sempre uma preocupação. Mesmo assim cremos que neste caso tal não causará problemas para investidores.

 

A companhia tem duas classes de acções: “Class A subordinate voting shares” e “class B shares”. Enquanto que a classe A tem direito a um voto por acção a classe B tem direito a dez votos.

Actualmente o número de acções emitidas são 14,899,799, para a  classe A e 14,223,900 para a classe B. Existem ainda options que podem ser transformadas em 1,221,500 acções.

 

Apenas as acções de classe A são negociáveis publicamente, em Toronto (TSE) e NASDAQ. Magna International possui (directa ou indirectamente) as acções de classe B, com direito a 95% da votação total.

 

As acções têm sido transaccionadas à volta de $25.00 dólares. Isto é um preço mais baixo do que o seu intrínsico valor. Este preço reflete também uma esperada “baixa” na economia. Anteve-se uma diminuição na produção mundial de automóveis de 5%.

 

Para aqueles que queiram diversificar a sua pasta de investimentos e adquirir acções da indústria de peças de automóvel TESMA INTERNATIONAL INC é uma companhia a considerar.

 

VIGARICES...E OUTRAS IRREGULARIDADES

 

No fim de Agosto uma informação falsa apareceu nos sitios de informação financeira. Um indivíduo, apresentando-se como o agente de relações públicas duma companhia chamada Emulex Corp, enviou um comunicado à imprensa ao serviço informativo Internet Wire. O pretenso comunicado informava que o presidente do conselho de administração da companhia fora forçado a demitir-se e que a ela iria rever os lucros para os anos de 1988 e 1989.

 

A falsa informação foi subsequentemente “apanhada” e divulgada por agências noticiosas importantes tais como Bloomberg e Dow Jones News.

 

Uma subsequente investigação policial concluiu que a informação tinha sido fornecida por um estudante universitário de 23 anos, Mark Jakob, que estava a perder dinheiro com um investimento feito na companhia quando tinha short-selling acções de Emulex. (Num short sale o investidor recebe acções emprestadas e, sem ser o titular das mesmas, vende-as na esperança de que elas desçam no preço. Se assim acontecer ele compra-as ao preço baixo e devolve as emprestadas. A diferença é o seu lucro. Claro que se o preço das acções sobe ele terá que as comprar a um preço mais elevado, e perderá dinheiro).

                                                                                                                                            

Com a divulgação do falso comunicado o preço das acções desceu de $113US para $43US dólares. Com a descida de preço Mark Jakob transformou um prejuizo de $100,000US num lucro de $250,000 dólares. O caso seguiu para a polícia.

PENNY STOCKS

A promoção dos chamados “penny stocks” por dealers cujos métodos de venda deixam muito a desejar é notícia sobejamente conhecida. Recentemente mais duas firmas prometoras deste género de investimento foram forçadas a terminar as suas actividades. 

 

Gordon-Daly Grenadier Securities e Price Warner Securities Ltd. fecharam as suas portas após um acordo com com a Ontario Securities Commission. A comissão tomou uma atitude enérgica com as firmas, pedindo-lhes informações financeiras ou ficarem em risco de perderem as licenças. Subsequentemente as companhias decidiram cessar as suas actividades.

 

Segundo a comissão alguns vendedores de Gordon-Daly difundiram “untrue” ou “misleading” informações. Outro problema comum com as companhias que lançam no mercado os chamados penny stocks é o uso de markups excessivos. 

 

Em Abril passado a comissão fez também um acordo com A.C. MacPherson & C° pelo qual esta firma terminou as suas operações voluntariamente.

 

                                                                             ( Preparado Dezembro de 2000)         


Comentários ? Escreva

                                                                                Voltar ao Índice.


Copyright © 2000 Álvaro Trigo