(Type a title for your page here)
BOLETIM FINANCEIRO

Portuguese Canadian Financial Newsletter
______________________________________________________________________________________________
Ano 6 .......................................................................................................... Número 30
MARÇO – ABRIL 2001........................................................ Director : Álvaro Trigo
______________________________________________________________________________________________

INTRODUÇÃO

Estaremos ou não num período de recessão económica? Esta é a pergunta que se instalou no espírito de muitos investidores. Apesar dos sinais de abrandamento da economia, a primeira metade de Fevereiro passou-se com um optimismo moderado. Na segunda a atmosfera mudou totalmente quando apareceram más notícias acerca da companhia mais admirada do Canadá - Nortel.

Com a acções da Nortel negociadas a preço elevado, qualquer má notícia acerca da companhia torna-se mais susceptível de transformar um pequeno “tropeço” numa queda precipitada.

Se no princípio de Fevereiro investidores já estavam a fugir de investimentos de growth e a entrar em massa nos títulos de tesouro e investimentos de rendimento garantido, com a descida no sector de tecnologia as razões para procurar segurança tornaram-se ainda mais fortes.

Para aqueles que querem investir na bolsa as escolhas são reduzidas. Para além de investimentos garantidos, mas de baixo rendimento, existem algumas companhias que merecem ser consideradas por aqueles que querem evitar a tempestade que se adivinha no horizonte.

Um investimento que nos parece adequado para as circunstâncias presentes é um investment trust, NEC Dividend, rebaptizado como Sentry Selected Income Trust . Com distribuições mensais elevadas é um investimento a considerar por aqueles que querem tomar uma posição defensiva no momento presente.


NOTÍCIAS E COMENTÁRIOS

Canadian Pacific irá “partir-se”, se os accionistas estiverem de acordo. Mas sobre isso não há dúvidas. Ao contrário da matemática a soma das partes vale mais do que a totalidade... isto, pelo menos, no espírito dos investidores.

Canadian Pacific faz parte da história da nação e duma tradição que começou em 1885 do comboio desbravando terras remotas e isoladas afirmando a independência do país. Mas isso é história, agora o que conta é negócio. Por sua vez, com a passagem dos tempos, a companhia transformou-se num conglomerado.

Agora, segundo as intenções dos directores da empresa, Canadian Pacific dividir-se-à em cinco companhias públicas: CP Rail, CP Ships, PanCanadian Petroleum, (apenas 86% das acções possuídas por CP, as restantes já negociadas na bolsa), Fording e CP Hotels.

Accionistas da C.P. sofreram muito no passado mas nos últimos tempos têm razões para estar satisfeitos. Agora, com o “break up “ da companhia, o aumento de valor das acções parece certo. O índice da Nasdaq continua a baixar, resultado da descida, ou reconsideração dos investidores e preços elevados das acções de companhias de tecnologia. O simples mencionar de fiber optics, broadband , dot.com bastava para excitar investidores. Bem, finalmente investidores acordaram.
__________________________________________________________________________________________

Fontes autoritárias de informação têm reforçado o entusiasmo sobre a nova tecnologia.
Num artigo da revista Fortuna, de Outubro 1999, com o título “The Wired Portfolio” o autor apresenta seis companhias de comunicações relacionadas com a Internet, e, segundo o mesmo, com grande possibilidades de futuro. Das seis, cinco são negociadas na Nasdaq, Ciena, Metro Media Fiber Network, Redback, Micromuse e Radware. Para o autor as acções ofereciam grande potencial.

Como curiosidade procurámos o preço em 14 de Fevereiro e verificámos que todas tiveram descidas em relação aos preços mencionados no artigo e, nalguns casos, dramáticas. Entre parêntesis os preços em Outubro de 1999 e meados de Fevereiro de 2001.

Os preços na ocasião eram para Ciena ($214- $76), Metro Media Fiber Network $29-$12) Redback ($139-$33) Micromuse ($171-$63) Radware ($32-$18).

Destas companhias Metro Media parece atractiva, especialmente devido ao facto de ter contractos a longo prazo. No entanto este é uma área difícil de analisar, cheia de surpresas e inovações tecnológicas e competição intensa.

Logo após lermos a notícia, em meados de Fevereiro, Ciena anunciou melhores receitas do que aquelas previstas pelos analistas financeiros. Tal bastou para que o preço das acções aumentasse $12US dólares, fechando o dia a $89US dólares. No momento em que estamos a acabar este boletim elas são transaccionadas a $74US dólares.

Noutro artigo da mesma “Fortuna”, de 14 de Agosto 2000, indicava-se como um dos Ten Stocks to Last the Decade Nortel, negociados à volta de $115 dólares canadianos na ocasião...

A 16 de Fevereiro as acções de Nortel Networks Corp tiveram uma queda vertiginosa, baixando mais de $15.00, ou seja, aproximadamente um terço do seu valor. Ao fim do dia a cotação era de $31 dólares canadianos. Seis meses atrás as acções chegaram a ser negociadas a $124.50. Com um volume de transacções de 24 milhões em Toronto e 121 milhões em Nova Iorque, Nortel arrastou consigo o resto do sector de tecnologia e o dólar canadiano.

A causa da queda brusca das acções foi um comunicado da companhia sobre redução de lucros. Lucros aumentariam apenas 10
%. Meses antes Nortel anunciara que os lucros aumentariam em 30%. Como coincidência, após o primeiro anunciamento, quando o growth parecia saudável, directores venderam avultado número de acções a um preço elevado. Tal bastou para que uma class-action contra Nortel e os seus directores fosse anunciada nos Estados Unidos. Aqueles que venderam elevado número de acções beneficiaram duma informação que, segundo a acusação, não correspondia à verdade. Igualmente a bolsa de opções de Chicago começou a investigar um número invulgar de short selling de acções da Nortel horas antes dessa comunicação ser tornada pública.

Uma nota final. A bolsa de Toronto esteve tão activa com transacções de acções da Nortel que os computadores pararam uma hora de manhã e, momentaneamente, durante o resto do dia. Os crashes dos computadores do TSE não são novidade...
____________________________________________________________________________________________

Durante o mês de Fevereiro o ministro das finanças, Paul Martin, continuava a afirmar que as condições económicas do Canadá eram boas e um abrandamento da economia seria menor do que o dos Estados Unidos. Ele reafirmou a sua convicção mesmo após o desastre da Nortel. Mas no fim do mês o ministro começou a manifestar mais cautela nas suas afirmações após notícias de que consumidores canadianos estavam a despender menos e de redução de receitas de companhias canadianas.


COMPANHIAS A CONSIDERAR

SENTRY SELECT DIVERSIFIED INCOME TRUST

Se o leitor está a procura de bons investimentos com rendimento contínuo então esqueça-se dos “dot.coms” agora fora de moda e escolha companhias que ofereçam dividendos. Se o preço das acções não sobe ( e enquanto não se venderem os lucros ou prejuízos são teóricos) dividendos constituem uma maneira aprazível de premiar accionistas.

Com a tempestade no horizonte escolhemos hoje um investimento que pode servir como porto de abrigo para os refugiados da bolsa. Falamos de um closed-end trust. - Sentry Diversified Income Trust.

Até ao fim de Fevereiro Sentry era conhecida como NCE Diversified Income Trust. No primeiro de Março mudou de nome para Sentry Diversified Income Trust.

Sentry investe noutros investment trusts, de óleo, distribuição ou produção de gás, matérias primas, condutas, propriedades, etc. Os gestores de Sentry escolhem companhias bem administradas, com situação financeira sólida, tentando evitar aquelas que distribuam dividendos superiores aos lucros ou não mantenham capital adequado. Investimentos em equity têm sido vendidos em favor de investimentos oferecendo dividendos elevados. A vantagem deste investimento é que é diversificado, estando portanto protegido da queda dum sector, como por exemplo óleo.

Curioso como esta forma de investimento continua a ser ignorada mesmo por fundos de investimento (alguns chamados de “dividendo”, que investem em companhias oferecendo dividendos minúsculos. Neste caso os gestores de fundos estão a apostar numa valorização de capital).

Recentemente, a companhia usou publicidade para divulgar a sua “mensagem”. Report on Business (Globe & Mail); Investor's Digest of Canada e até no “Financial Forum” (uma exibição anual de produtos financeiros) apresentaram anúncios da companhia. Se a visibilidade tende a aumentar o valor das unidades do trust fundos closed-end não têm necessidade de publicidade. Uma razão óbvia seria o desejo de que warrants fossem convertidas em unidades da companhia.

As warrants com uma data limite de conversão a 28 de Fevereiro possibilitava os possuidores de as trocar por unidades a $3.51. Das 24 milhões de warrants emitidas mais de 92% foram convertidas. A firma recebeu 78 milhões de dólares.

Unidades de Sentry são transaccionadas na bolsa de Toronto a pouco mais de $4.00 (SDT.UN). O desconto sobre o NAV (Net asset Value) é de 5%. A nova infusão de cash resultou numa redução do desconto. Todavia, um bom investimento para os tempos presentes.

A quatro dólares e alguns cêntimos a yield tem sido de 13%. Uma redução nessa percentagem é possível, dependendo de como o novo capital é investido. No entanto sempre melhor do que outras formas de investimento.

(Preparado: Março 2001)


Comentários ? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2001 Álvaro Trigo