BOLETIM FINANCEIRO


ANO 6 ...................................... No. 31

MAIO - JUNHO 2001 ......................... Director: Álvaro Trigo


INTRODUÇÃO

Este número do BOLETIM sai no fim de Abril e numa forma mais abreviada. Após a queda dos índices das bolsas dos últimos meses, influenciadas pela redução de actividade económica e queda do sector de tecnologia, a pergunta que investidores fazem neste momento é se o mercado terá atingido o seu ponto mais baixo? Alguns analistas crêem que sim, mas como habitualmente há outros que manifestam opinião diferente e pensam que a tormenta continuará.

Com a redução da taxa de juros pretende-se reanimar a economia. Se é certo que a baixa de juros estimula uma actividade económica, para os investidores da bolsa aumentos em receitas e lucros das companhias é o mais importante. Estes são os dois factores que os atraem para o mercado.

NOTÍCIAS & COMENTÁRIOS

A bolsa de Toronto, Toronto Stock Exchange, irá absorver a outra bolsa canadiana - Canadian Venture Exchange. A integração depende, contudo, do resultado da votação dos accionistas da bolsa júnior. A votação na proposta realiza-se em Maio.

Canadian Venture Exchange é a bolsa onde acções de companhias conhecidas como juniores, ou onde os chamados penny stocks são negociadas.

Canadian Venture Exchange continuará a ser independente do Toronto Stock Exchange.

O dólar canadiano continua a descer em relação ao americano. Há sempre aqueles que defendem a descida do dólar como um estímulo para auxiliar exportações. Mas se uma moeda em queda é bom sinal, países como a Guatemala ou El Salvador têm excelente políticas monetárias... Falta de confiança na moeda indica a incapacidade dos governantes de fortalecer a economia do país. Um artigo interessante sobre o assunto pode ser lido na web page do Toronto Dominion Bank.

A bolsa de Toronto, Canadian Venture Exchange e a Investment Dealers Association prepararam, em conjunto, um sistema de regras para serem seguidas por analistas financeiros da bolsa.

Têm existido problemas no sistema que têm que ser resolvidos. Há situações em que os que analisam companhias públicas recomendam compra ou venda de acções e cujas pareceres parecem não ser totalmente independentes. Terão eles interesses pessoais nessas recomendaçoes? Talvez sim, talvez não, mas as novas regras de conduta tentarão ajudar a dissipar tais dúvidas.

Uma alínea importante do documento exige que firmas de investimento e os seus analistas (aqueles que recomendam as acções) revelem as posições que tenham nas companhias recomendadas (istoé: se têm ou não investimentos nas mesmas)

Um outro problema que existe até agora é o facto das firmas de investimento manterem uma relação pessoal com os seus clientes, e, consequentemente, não os quererem antagonizar ao recomendar a venda de acções dessas companhias. Noutros casos, quando a firma de investimentos subscreve uma nova emissão para venda ao público certamente que não irá reduzir a avaliação das acções com um sell.

Muitos investidores surpreendem-se igualmente ao ler as recomendações dos analistas. Vêm-se as recomendações buy, strong buy, às vezes hold. Mas quando é que se vê um sell?

O relatório recomenda também que as firmas de investimento informem o público se foram elas que distribuíram as acções no mercado. Para muitos observadores esta informação é importante para determinar se existe um conflito nas recomendações.

VIGARICES... E OUTRAS IRREGULARIDADES

Investimento com grandes lucros e sem nenhum risco? Parece impossível, mas não para toda a gente.

A 22 de Janeiro último a Ontario Securities Commission criou uma página electrónica prometendo um investimento com grandes ganhos e sem nenhum risco. O objectivo foi de fazer um teste aos viajantes da Internet.

A página alcançou grande visibilidade quando pôs anúncios nos jornais e usou chat groups como meio de divulgação. Ela foi feita em tal segredo que investigadores da própria comissão mostraram-se alarmados e começaram a investigá-la.

Cerca de 16,000 visitantes entraram na página e aproximadamente metade requereram informações. Mais de sessenta investidores de vários pontos do mundo ofereceram-se ainda para enviar fundos para o investimento que prometia grandes ganhos sem o menor risco.

Felizmente para o crédulos o objectivo da página foi alertá-los para este tipo de promessas e avisá-los para investigar tais ofertas e a serem mais cautelosos no futuro.

DISCOUNT BROKERS - INTERNET

Devido ao interesse pela compra e venda de acções apareceram os chamados discount brokers. Estes corretores da bolsa levam comissões mais baixas do que aquelas oferecidas pelas firmas tradicionais. Bancos canadianos têm as suas firmas de investimento que oferecem serviço completo - recomendações, gestão de porte fólios, etc. - e, ao mesmo tempo, firmas de desconto que se limitam à compra e venda de acções, sem oferecer opinião. Além das subsidiárias dos maiores bancos canadianos existem outras firmas e até de seguros oferecendo o mesmo tipo de serviço.

Com o advento da Internet e um maior número de indivíduos a investir directamente na bolsa, discount brokers lançaram os seus web sites, onde clientes podem comprar e vender acções por um preço mais reduzido do que quando contactam directamente com empregados da firma.

Devido ao crescimento da indústria tem havido avaliações destes serviços.

Em Setembro de 2000, Report on Business, do Globe & Mail, avaliou as diferentes firmas de desconto com serviço de Internet (On-line brokerages). Conclusões:

Melhores em custo: eNortern e National Bank Discount Brokerage. Melhores no desenho da Home Page: Royal Bank Action Direct e BMO InvestorLine. Melhores em negociar (facilidade de concluir transacções, rapidez de confirmação, etc.) BMO InvestorLine e Royal Bank Action Line. Melhores em informação sobre companhias, facilidade de encontrar estatísticas, esquemas, etc: TD Waterhouse e eNorthern.

Mas no conjunto foi Charles Schwab Canada que arrebatou o primeiro lugar. Apesar de ser a mais cara dos firmas estudadas ela foi escolhida por oferecer serviço de primeira classe para os seus clientes.

Um estudo mais recente por Gomez.com baseado na facilidade de uso, custo, confiança de investidores e relação à firma, entre outros atributos, produziu resultados diferentes. eTrade Canada ficou no cume seguido por eNorthern. Na terceira e quarta posições ficaram BMO InvestorLine e TD Watherhouse. Schwab Canada ficou em quinto lugar. De surpreender a descida de um dos favoritos TD Waterhouse para quarto lugar e a subida de eNorthern para segundo. Recentemente, numa avaliação doutra revista financeira TD Waterhouse ficara em primeiro lugar.

Avaliações diferentes, resultados diferentes. Mas unanimidade existe acerca dos piores sítios. Scotia Discount Brokerage, Sun Life Securities e CIBC Investor's Edge têm essa honra.

Sabemos de casos que constituem autêntico desabono para o serviço prestado por Scotia Discount Brokerage, certamente um dos piores sítios para serviço. Erros nas contas constituem um problema. Perguntas (pelo telefone) sobre transacções e dúvidas em extractos de conta corrente nunca são respondidas. A única resposta que se obtém é de que um outro departamento (down town) irá resolver o assunto. Mas a informação nunca chega. Outro caso de que temos conhecimento foi duma ordem para compra de acções duma companhiacom a venda de T-bills para o pagamento. A ordem foi feita por duas vezes (ordens parciais). Na primeira transacção a mesma importância foi creditada (venda das T-bills) e debitada (compra das acções). No segunda transacção o resto da ordem foi concluído, com uma surpresa desagradável para o investidor. Ele foi creditado pelo total da segunda ordem, mas debitado pelo total das duas ordem; isto é a venda de T-bills da primeira foi adicionada à segunda. Durante alguns dias o o investidor viu desaparecer T-bills da sua conta. Um fax obrigou a correcção do engano, mas nem juros, nem desculpas...

Na nossa opinião os dois corretores de desconto para transacções electrónicas mais adequados para novos investidores são eNorthern e CanadaInvestDirect

Uma firma americana com um custo de transacções bastante baixo é Datek. A firma promete entrar no mercado canadiano, mas com a baixa nos índices da bolsa possivelmente esperará mais algum tempo antes de o fazer.

Para aqueles interessados em investir directamente na bolsa, quer usando uma firma de serviço completo ou de desconto, uma observação final. Segundo estatísticas, um erro comum de investidores é de fazerem transacções excessivas. Isto é bom para as firmas de investimento, que ganham as comissões em cada compra ou venda, mas raramente para investidores.

(Preparado: Abril de 2001).


Comentários ? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2001 Álvaro Trigo