BOLETIM FINANCEIRO


ANO 6 ...................................... No. 32

JULHO - AGOSTO 2001 ......................... Director: Álvaro Trigo


INTRODUÇÃO

Tempo de férias. A nossa ausência do Canadá atrasou este número do Boletim. Agora, de novo em Toronto, voltamos à rotina habitual.

Com as modificações verificadas na economia, globalização e deregularização de certas indústrias, torna-se cada vez mais difícil encontrar companhias nas quais possamos investir e esquecermo-nos delas pois que os resultados dos nossos investimentos serão previsíveis, isto é, aumentarão ano após ano. Na verdade esta forma de investimento já não existe. Mesmo as melhores companhias, aquelas que parecem predestinadas a um crescimento contínuo, lucros certos e imunes a transformações económicas, devem ser seguidas com atenção. Deve-se avaliar dia a dia a situação da economia, da indústria e, especialmente, da própria companhia. Dum dia para o outro, sonhos podem transformar-se em pesadelos.

Neste número do Boletim apresentamos aos nossos leitores Enbridge Inc, uma companhia que nos parece protegida, tanto quanto é possível estar protegido num mundo de incerteza, pela actual situação económica e com uma história de rendimento e crescimento contínuo.

COMENTÁRIO

Qual a direcção da economia? Se investidores estão inseguros acerca disso, analistas financeiros nada ajudam com opiniões contraditórias. Basta ouvir comentários na rádio ou televisão ou ler publicações financeiras para se ter a confirmação disso. Numa edição recente duma publicação financeira, numa avaliação à Nortel, lemos que a economia norte-americana está a recuperar lentamente após um período de estagnação. Noutra página da mesma publicação, outro comentador é igualmente optimista quando escreve que a yield de dividendos começa a ser atractiva; isto segura indicação dum bull market. Mas, noutra página, outro comentador dizia que muitos economistas pensam que o GNP está em declínio e que podemos estar à beira duma recessão global. Com estes comentários contraditórios não é de admirar que investidores estejam confusos...

Quanto à direcção do mercado a única certeza é que não há certeza nenhuma. Enquanto decisões lógicas são poucas, emoções abundam. Grande parte das decisões tomadas por investidores não são baseadas em lógica, ou análises serenas das condições do mercado, mas fruto de emoção. Assim não é de admirar que eles se atropelem para entrar no mercado, porque toda a gente quer comprar, e preços ficam exorbitantemente altos, ou, quando o pessimismo surge, sair dele ao mesmo tempo e preços tombam abaixo do que é racional. Isto é o perigo de seguir a multidão....

ACÇÕES DE PRIMEIRA QUALIDADE

ENBRIDGE INC.

Enbridge Inc é uma companhia com actividades em condutas, transporte e distribuição de gás, operações internacionais, desenvolvimento e investimento em novas actividades comerciais relacionadas com energia.

Transporte inclui óleo e outros hidrocarbonetos através das condutas no Canadá, Estados Unidos e Colômbia. Parte das condutas pertencem a Enbridge, parte a outras companhias.

Distribuição consiste primariamente de gás natural, com operações na parte central do Canadá.

No transporte de energia a companhia opera o maior sistema mundial de condutas através de Enbridge Pipelines Inc. e Lakehead Pipe Line Partners (parcialmente possuída por Enbridge). Tem igualmente interesses em diversos sistemas de condutas nos Estados Unidos e uma participação em Alliance Pipeline e Vector Pipeline. Adquiriu recentemente uma companhia nos Estados Unidos agora baptizada como Enbridge Midcoast Energy Inc. A aquisição da companhia, com sede em Houston, possibilita Enbridge de se introduzir no golfo do México - uma área em expansão. A participação de Enbridge no projecto Alliance Pipeline é de 21 por cento. Este projecto permite o transporte de gás da Colômbia Britânica para a região de Chicago.

Na distribuição de energia Enbridge Inc. opera Enbridge Consumers Gas e Enbridge Gas New Bruswick. Consumers Gas, a companhia de gás localizada em Toronto, e servindo o sul do Ontário, tem sido uma fonte contínua de receita. Enbridge distribui também electricidade.

A companhia tem actividades internationais e uma presença forte na Colômbia através de Enbridge International e Enbridge Technology Inc.

Através de Enbridge Home Services, no Canadá, e Enbridge Services (US) nos Estados Unidos, a companhia vende, aluga e oferece financiamento para esquentadores, aparelhos de ar condicionado e outroselectrodomésticos.

A companhia tem uma divisão dedicada unicamente à investigação, desenvolvimento e financiamento de nova tecnologia.

A longo termo Enbridge beneficiará das actividades em gás natural. Reservas de gás nos Estados Unidos têm estado a diminuir enquanto que consumo continua a aumentar.

No primeiro trimestre deste ano actividades internacionais registaram um aumento de receitas de $3.6 milhões de dólares, em relação ao mesmo período de 2000 e a distribuição de energia mostrou um aumento de $14 milhões.

Ganhos por acção e dividendos têm aumentado anualmente. Em 2000 acções ordinárias (commum shares) subiram em valor 18%. Ganhos por acção têm aumentado consistentemente nos últimos anos: $1.45 (1996); $1.58 (1997); $1.66 (1998); $1.91 (1999) e $2.54 (2000). Igualmente, dividendos atribuídos às acções comuns têm aumentado anualmente: $1.01 (1996); $1.06 (1997); $1.12 (1998); $1.19 (1999) e $1.27 (2000). Eles representam aproximadamente 50% dos lucros.

Esta é uma companhia recomendada para novos investidores. Monótona, talvez; mas com um aumento consistente em lucros ano após ano.

POSTO DE OBSERVAÇÃO

UPS & DOWNS

DOWN: NORTEL NETWORKS. Que diferença um ano faz. Nortel, Lucent, Ciena andam pelas ruas da amargura. Acções de Nortel negociadas a cento e tal dólares canadianos há ano atrás são transaccionadas agora a pouco mais de dez dólares. Este é um caso em que accionistas viram um sonho transformar-se num pesadelo. No entanto há esperanças de que a situação se modifique e a recuperação chegue um dia... mas apenas para aqueles que não se importem de esperar, esperar...

UP: CAE INC. A companhia é a maior na área de simuladores de voo. Pilotos que queiram pilotar Boeing, Airbus ou Bombardier são treinados nos simuladores de voo de CAE. Aviadores militares usam igualmente os simuladores de CAE. Novos contractos foram assinados com Lufthansa, American Airlines e outras companhias. O valor das acções sobem. Presentemente elas são negociadas à volta dos $15.00 ($7.00 e $15.00, baixa e alta durante o ano), dividendos sobem também. Até que enfim que há uma boa notícia neste ambiente de desastre.

(Preparado: Julho de 2001).


Comentários ? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2001 Álvaro Trigo