ANO 7 .............................................. No. 36

MARÇO - ABRIL - 2002 ............. Director: Álvaro Trigo


INTRODUÇÃO

Indicações preliminares dos Centros de Estatística indicam que o pior da recessão económica, que principiou em Março do ano passado, já passou. Os entendidos sugerem ainda que, se é de esperar certa volatilidade no mercado no primeiro semestre deste ano, crescimento será evidente no segundo.

Tradicionalmente, em recuperações económicas, companhias pequenas (aquelas geralmente mais afectadas nas descidas do mercado) são as primeiras a beneficiar do crescimento da economia.Muitos investidores tendem a saltar de companhias de receitas estáveis, as chamados blue chips para outro tipo de investimentos as chamadas companhias de crescimento.

Escolhemos para apresentar aos nossos leitores no presente número do BOLETIM três companhias de pequena capitalização que consideramos bastante prometedoras neste período da economia.

No entanto uma palavra de caução: nunca nos devemos esquecer de que os chamados blue chips oferecem consistência em receitas, lucros e dividendos.

COMENTÁRIO

Com tantos economistas e especialistas a informarem-nos de que estamos a sair duma recessão é difícil não acreditar nesta informação.

Com juros bancários a um nível extraordinariamente baixo, só comparáveis aos dos anos cinquenta, consumidores não se têm abstraído de comprar. E isso é importante porqueo sector de bens de consumo contribui com cerca de 2/3 da economia. Produtos conhecidos como duráveis, casas e carros, continuam a estabelecer recordes em vendas. Estes são dois dos ramos da economia que assinalam uma recuperação.

Se consumidores estão a tirar vantagem de juros baixos, há sempre o perigo de que uma venda excessiva de carros e casas hoje esteja a reduzir as vendas de amanhã.

Já desistimos de falar sobre o dólar canadiano. Mas hoje fazemos um pequeno comentário sobre o americano, que continua a ter um valor elevado em relação a outras moedas. A razão, diz-se, é que bancos centrais continuam a considerar o dólar americano como a moeda de segurança. Quanto ao infante euro desde o seu nascimento não tem provado. Mas coisas podem mudar... Por exemplo, China está a acumular euros, pois que não quer estar dependente exclusivamente da moeda americana.

Segundo a opinião de alguns membros da comunidade financeira tanto a moeda dos Estados Unidos como as acções de companhias americanas estão a ser negociadas a preços mais elevados do que o seus valores intrínsecos. Esta é a opinião de Robert Pelosky, um dos principais economistas de Morgan Stanley, de Nova Iorque. E ele não é o único a pensar assim. Outros economistas mostram-se igualmente preocupados com o défice da balança de pagamentos do país. Há os que pensam que, a qualquer momento, o dólar americano pode ser vítima dum sell off.

Há um ano atrás o governo federal dos Estados Unidos afirmava que pagaria o débito nacional, na sua totalidade, em dez anos. Isso parece uma daquelas promessas tradicionais dos políticos...para não serem cumpridas. O orçamento proposto pelo Presidente ao Congresso mostra défices pelo menos para os três anospróximos.

OURO

De repente há um renascimento de interesse pelo ouro. Desde administradores de fundos de investimentos a jornalistas da especialidade o entusiasmo pelo metal é evidente.

O administrador do Royal Precious Metal Fund, John Embry, é um dos entusiasmados pelas perspectivas futuras do mineral. Para ele, como para muitos outros, o preço do ouro está destinado a subir.

Custa a crer que há uns vinte anos atrás indivíduos fizessem bicha à porta do Banco de Nova Escócia, na baixa de Toronto, para comprar certificados de possessão de ouro. À noite, locutores começavam os noticiários de televisão a anunciar a subida de ouro; hoje 50 dólares, no dia seguinte outros cinquenta. E assim com a corrida ao ouro o preço da onça chegouaos $850 dólares americanos. Depois foi a inevitável descida. Quem investiu em ouro na ocasião, quer em certificados de posse, fundos de investimento ou qualquer outra forma, assistiu a uma queda vertiginosa de preços do seu investimento.

Desde esse tempo ouro tem tido muitos começos falsos. Mas agora... parece ser diferente. Cada vez se fala mais nele. Se bem que não haja grande aumento no valor do ouro, preço de acções de companhias que extraem o metal estão a gozar um período bastante favorável.

Há também aqueles que prevêem que mais tarde ou mais cedo o dólar americano começara a baixar e as políticas monetárias dos bancos centrais acabarão inevitavelmente por provocar inflação. Acontecimentos em certos países como aqueles na Argentina provocam igualmente desconfiança nas moedas nacionais.

Em países asiáticos, como na Índia, existe imensa procura em ouro para ornamentação. Com o desenvolvimento duma classe média essa procura aumenta.

Como investir em ouro? Há várias maneiras de investir no metal, cada uma com as suas vantagens e desvantagens.

Barras de ouro têm a vantagem de ser o produto verdadeiro, mas o inconveniente de ter que o guardar. Como o fazer com segurança?

Wafers (tiras finas de ouro) vendidas em onças (uma, duas, cinco, etc.). Paga-se o trabalho de fazer os lingotes, comissão para compra ou venda. Se as guardarmos em casa põe-se o mesmo problema. Como o fazer com segurança para evitar roubos, etc.?

Certificados de possessão de ouro. Estes podem ser comprados no Bank of Nova Scotia, por exemplo. Não é o metal verdadeiro, mas representa-o.

Moedas de ouro. O Krugerrand era muito popular até aos boicotes à União Sul Africana começados em 1986. Libras de ouroouro têm sido populares em Portugal e noutros países. Pode-se ainda comprar moedas canadianas ou mexicanas. Moedas custam mais do que o valor do ouro com que são cunhadas. No Canadá, além de se pagar pelo trabalho de produção, elas estão sujeitas a imposto. Outro factor a não ignorar é a liga (pureza) que pode ser diferente de moeda para moeda. A moeda canadiana, conhecida como Maple Leaf, tem uma liga de 99.99% que é a mais pura possível.

Uma forma comum de ter ouro é através de jóias (anéis, brincos, colares, etc.). Numa jóia, além de se pagar pelo trabalho manual, existem geralmente diferenças substanciais entre o preço de compra e o de venda.

Outra forma indirecta de investir em ouro é através de acções de companhias mineiras envolvidas na extracção do metal. Se existe o potencial de bons lucros, podemhaver também problemas, neste caso a dobrar, como flutuações no preço do metal ou na eficiência da companhia (geralmente reflectida no preço das acções). Uma palavra de caução: devem-se evitar as companhias conhecidas como juniores, que muitas vezes escavam escavam sem nada encontrar. Barrick Gold Corp e Placer Dome são as companhias mais importantes no Canadá.

Fundos de Investimento oferecem certa despreocupação quanto a posse e diversidade. O inconveniente, além da volatilidade do preço do metal, que geralmente se reflecte no valor do investimento, existem ainda despesas de administração dos fundos.

Durante todos os tempos ouro tem desempenhado um papel importante na sobrevivência dos povos. Em períodos de revolução, guerra ou crises políticas, quando se tem que fugir dum pais apenas com a roupa no corpo, uma dúzia de moedas de ouro ofereceprotecção para as primeiras emergências noutro país.

FIRMAS DE PEQUENA CAPITALIZAÇÃO

Para aqueles que procuram oportunidades em companhias de pequena capitalização as apresentadas abaixo oferecem boas oportunidades. Qualquer delas distribui dividendos, o que não é comum em companhias pequenas e até começa a ser menos comum nas de maior capitalização.

PROMATEK, LTD

Promatek oferece programas de software que permitem aceder e editar transacções de despesas através da Internet, ou ter acesso a despesas de telefones celulares para serem lançados imediatamente em livros de contabilidade.

A companhia trabalha ainda em colaboração com Xerox e continua a desenvolver novos produtos para integração de diferentes transacções sobre a Internet. A produção é vendida na América do Norte e na Europa.

O relatório anual da companhia, numa época em que estes parecem manuais complexos de contabilidade, caracteriza-se pela pequenez e simplicidade. Resume-se a 11 páginas, com muitos espaços em branco (onze em inglês e onze em francês). Fácil de ler e compreender.

Promatek tem $5 milhões em cash disponível e distribui dividendos semestralmente. No fim do ano deu ainda um dividendo extraordinário de 15 cêntimos.

No fim de Fevereiro as acções eram transaccionadas a $3.50. (Durante os últimos doze meses o preço oscilou entre $3.60/$2.01). O relação P/E é de 7%. Lucros: 48 cêntimos por acção. Yield do dividendo: 11%.

DATAMARK SYSTEMS

Datamark Systems é uma firma especializada em produtos tipográficos, com uma existência de 75 anos. A sua produção é variada, desde produtos de tipografia comercial especializada até etiquetas para uso em bagagem dascompanhias de aviação. Além do Canadá os seus produtos são vendidos em mais de 80 países.

No fecho da Bolsa de Toronto, no fim de Fevereiro, as suas acções eram transaccionadas a $3.35 ($3.80/$1.60, para o período de doze meses). Lucro para o último período fiscal (9 meses a acabar em Setembro 2001) foi de 44 cêntimos por acção. Apesar de circunstâncias económicas desfavoráveis as suas vendas aumentaram no período. A yield do dividendo é de 9%.

EMJ DATA SYSTEMS, LTD

Reconhecida como uma das mais bem administradas firmas do Canadá, EMJ é uma companhia que distribui produtos de mais de 160 fabricantes. Entre eles contam-se software e hardware para sistemas Apple, Unix, Vídeo digital, etc.

A companhia tem escritórios no Canadá e uma delegação nos Estados Unidos e nunca teve um período de quebra nos seus 22 anos de existência.

Desde 1998 EMJ distribuiu dividendos ordinários e extraordinários num total superior a metade do custo presente das acções. Esta é uma proeza de que poucas companhias se podem gabar e sem igual em companhias pequenas (a menos naquelas que estejam a proceder à sua própria liquidação). Actuais accionistas receberam um dividendo de 18% em referência ao preço actual das acções. Certamente que se esta yield não poderá ser mantida mas dividendos continuarão a ser distribuíodos.

Acções têm sido transaccionadas a $4.80 ($5.20/$3.40, para o período dos últimos doze meses). Relação P/E é de 8%. Lucros 57 cêntimos.

(Preparado: Março de 2002).


Comentários ? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2002 Álvaro Trigo