ANO 7 .............................................. No. 38

JULHO - AGOSTO - 2002 ............. Director: Álvaro Trigo


INTRODUÇÃO

Recentemente tivemos a oportunidade de assistir a uma apresentação sobre o Canadian Western Bank feita pelos administradores desta instituição financeira Larry Pallock, CEO e Presidente e Tracey Ball, vice-presidente de finança, que se deslocaram a Toronto, onde na sala da direcção duma firma de investimentos, discutiram a actuação do banco e responderam a algumas perguntas que lhes foram feitas sobre o mesmo.

Convenientemente marcada para o meio dia o escasso número de analistas financeiros presentes pareciam mais interessados nos tacos e bebidas do que na própria apresentação. Às poucas perguntas que lhes foram feitas os administradores do banco responderam de modo satisfatório.

Tínhamos pensado apresentar neste número do BOLETIM um banco regional. O candidato até então era Laurentian Bank, um banco concentrado na província do Quebeque. A intenção era de apresentar uma instituição financeira fora dos cinco maiores bancos do Canadá. Laurentian, que teve um prejuízo de 18 milhões de dólares no segundo trimestre (95 cêntimos por acção), devido a empréstimos a Teleglobe, agora em bancarrota, aumentou as provisões para débitos duvidosos e parece bem encaminhado. Este é o único dos bancos cujos empregados estão sindicalizados. Satisfeitos com o que ouvimos decidimos optar por apresentar o Canadian Western Bank.

COMENTÁRIO

A economia no Canadá está a recuperar... mas a bolsa continua a descer. Agora as culpas vão para os escândalos que estão a ocorrer nos Estados Unidos com algumas das grandes corporações americanas.

Apesar das descidas recentes do mercado há quem continue a afirmar que acções de algumas das maiores companhias americanas e canadianas continuam caras. No Canadá fundos de pensões estão agora a prestar mais atenção a companhias de menor capitalização e a reduzir exposição nos ditos investimentos passivos. Companhias de pequena capitalização não estão overvalued. Claro que para o investidor individual companhias pequenas apresentam certos riscos, o principal é o da falta de visibilidade. Para as grandes companhias (bancos, companhias de telefones, etc.) existe uma abundância de informação que para companhias de pequena capitalização não existe. Ao mesmo tempo uma multidão de analistas dão os seus pareceres e oferecem prognósticos para as instituições importantes, tal não é o caso para as pequenas, muitas das quais não são seguidas por analistas.

Para aqueles que querem investir no mercado o conselho a dar é de investirem em acções de companhias que paguem dividendos, especialmente aquelas que os aumentam periodicamente. Em geral companhias com um racio P/E (price-to-earnings) baixo e dividendo elevado devem ser investigadas.

Bancos hoje em dia são mais orientados para crescimento do que durante o passado. Considerando as incertezas do mercado eles oferecem boas oportunidades e... pagam dividendos.

COMPANHIA A CONSIDERAR

CANADIAN WESTERN BANK

Fundado em 1984 este é o mais pequeno dos bancos conhecidos como de Schedule 1. Com sede em Edmonton, na província de Alberta a sua base de operações é no oeste do país.

Canadian Western Bank tem 27 agências (ou sucursais) e especializa-se em empréstimos comerciais para os sectores de energia e de construção e em depósitos, empréstimos e hipotecas para particulares.

O banco tem uma empresa subsidiária, Canadian Western Trust. Esta oferece uma gama de serviços de trust para analistas financeiros independentes, corporações e serviços de RRSP e RRIFs (planos de pensão particular), financiamento para o comércio e imobiliário. O capital administrado pelo Trust aumentou em 18 por cento em 2001.

Durante 2001 Canadian Western Bank abriu ou expandiu quatro agências, 3 na Colômbia Britânica e uma em Alberta. Em meados de Outubro adquiriu duas sucursais do Laurentian Bank. Com aquisições e expansões o crescimento interno da empresa foi de 12 por cento.

Em 3 de Abril de 2001 o banco emitiu 1.1 milhão de acções de que resultou uma receita líquida de 28 milhões de dólares. Presentemente há 12,637,822 acções em circulação.

Debentures emitidas, transaccionadas na bolsa de Toronto (cwb.db.a), a vencerem-se em 2003, e opções, oferecidas a empregados, se exercidas, têm o potencial de aumentar o número de acções para 15,570,281.

Os resultados para o ano de 2001 (fecho do ano fiscal a 31 de Outubro) foram excelentes, com lucros de 31 milhões de dólares. Lucro por acção: $2.40.

Nos dois trimestres de 2002 houve uma redução de lucros por acção. No primeiro, que fechou em Janeiro, 53 cêntimos (59 no primeiro de 2001) e no segundo 47 cêntimos (54 em 2001).

Se bem que empréstimos aumentassem em 12 por cento, juros baixos ocasionam uma spread (diferença entre os juros que o banco recebe de empréstimos e os que dá por depósitos) menor. Prevendo um aumento dos juros alguns clientes anteciparam pagamentos de empréstimos. Enquanto que por um lado isso é positivo, no aspecto da qualidade de crédito, por outro reduz o crescimento de empréstimos no futuro.

A estrutura do activo/passivo do banco é altamente sensível a alterações de juros. O aumento de juros, que se prevêem no Canadá, tendem a reduzir lucros de bancos. Não no caso do CWB. Segundo os dirigentes do banco, este beneficiará dum aumento, pois que aumentará a spread entre depósitos e empréstimos.

Expansão de agências em 2001 resultou num aumento de actividade. Com a aquisição do activo e passivo de duas agências do Laurentian Bank, CWB passou a estar presente em Regina e Kolowna. Segundo Larry Pollock, os resultados foram positivos tendo em consideração a atmosfera de juros baixos.

O banco gaba-se de ter um serviço excepcional. Eficiência e clientela satisfeita e fiel contribuem para um parecer favorável sobre a instituição. Hoje em dia quem telefona para organizações particulares, ou do governo, encontra invariavelmente uma máquina de responder e aguenta longos períodos de espera. Não com o Canadian Western Bank. Quando se telefona para o banco quem responde é uma pessoa real.

A qualidade dos empréstimos do CWB é excelente. A percentagem de débitos duvidosos é pequena (cerca de um quarto da média da indústria). Enquanto os bancos mais importantes têm tido problemas com empréstimos no estrangeiro (Estados Unidos, Argentina, etc.) este banco não se confronta com tais problemas.

Melhoria de condições económicas na Colômbia Britânica deverão influenciar favoravelmente nos lucros do banco.

Analistas que o seguem têm recomendações entre Accumulate/Buy/Strong buy.

Este é um investimento que se pode considerar monótono. Mas monotonia com crescimento modesto pode ser preferível a investimentos excitantes, especialmente neste período de grande instabilidade que os mercados atravessam.

O P/E é de 10. Dividendo Yield 1.5. O dividendo de 20 cêntimos é pago semestralmente e a companhia tenciona aumenta-lo anualmente.

As acções são transaccionadas na bolsa de Toronto com o símbolo CWB. Preço recente: $26.00.

(Preparado em Julho 2002)

Comentários ? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2002 Álvaro Trigo