ANO 8 .............................................. No. 42

MARÇO - ABRIL - 2003 ............... Director: Álvaro Trigo


INTRODUÇÃO

Este número do BOLETIM aparece no primeiro de Março. Nele falaremos de fundos de investimento e de um dos exchange traded funds, um tipo de investimento popularizado pela conhecida instituição britânica Barclays.

COMENTÁRIO

Défices voltam aos Estados Unidos. O orçamento do estado proposto ao Congresso pelo presidente Bush prevê um deficit de $307 biliões de dólares. Com as despesas de segurança, forças militares fora do continente americano e outros desgastes financeiros a aumentar de dia para dia, parece haver um certo optimismo nestes números... No Canadá o orçamento proposto pelo governo mostra um excesso de receitas sobre despesas. Inúmeros grupos de pressão querem parte do chamado surplus, mas ninguém se preocupa com o débito nacional, actualmente em 547 biliões de dólares. Dos impostos cobrados pelo governo 22 cêntimos são para pagar o custo da dívida.

Possuidores de investment trusts receberam recentemente uma circular pelo correio convidando-os a trocar os seus investimentos por unidades de um dos fundos de SENTRY - Sentry Selected Diversified Income Trust. O curioso, e irritante, é a maneira como a comunicação principia: TIME CRITICAL - MUST RESPOND. E o mesmo tom de urgência mantém-se até ao final da circular. Não seria melhor dizer apenas para quem quisesse trocar os seus investimentos pelas unidades de Sentry para responder? Ter que responder é irritante. O que acontece para quem não o fizer? Serão essas unidades transferidas para Sentry sem a concordância dos seus possuidores?

É certo que no meio do texto há uma pequena frase a dizer que a instituição, que é a guardiã dos investimentos, não pode tomar nenhuma decisão sem receber instruções dos investidores, mas tal é quase invisível num texto caracterizado por urgências e avisos que soam como uma obrigatoriedade de ter que se responder urgentemente.

Sentry administra vários closed-end funds. Estes são negociados na bolsa como acções. A companhia faz bastante publicidade na imprensa financeira e a sua clientela é constituída essencialmente por pequenos investidores.

Para os possuidores de unidades dos diferentes investimento trusts quais são os benefícios duma troca? Ao converter as suas unidades pelas de Sentry (sem quaisquer custos para investidores, a companhia realça) o transaccionador receberá unidades de igual valor desse fundo da companhia.

Até aqui tudo bem, mas devido ao facto de Sentry levar mais de 2% em custos de administração, se o investidor recebe 10% de distribuições do seu investment trust, com a troca passa agora a receber apenas 8%, isto pelo privilégio duma diversificação. (Não esquecendo que os trusts já têm despesas próprias)

Melhor alternativas para diversificação existem. Basta o investidor cria-la com investment trusts de várias companhias.

COMPANHIAS A CONSIDERAR

iUNITS S&P/TSE CANADIAN REIT INDEX FUND

iUNITS S&P TSE Canadian REIT Index Fund é um exchange-traded fund (ETF) lançado recentemente por Barclay Global Investores.

Transaccionados como acções, ETFs constituem uma alternativa a mutual funds investidos em índices. Tal como acções estão sujeitos a comissão (na compra e venda), mas a partir daí custos são mínimos. Despesas de administração são extraordinariamente baixas, não estão sujeitos a comissões de entrada ou saída, frequentes em mutual funds, são fáceis de compreender e oferecem vantagens no pagamento de impostos. Estas são as conclusões de dois professores da Universidade de Toronto, que compararam EFTs com mutual funds investidos em índices.

Este ETF investe no S&P/TSE índice de real estate investment trusts (Reits). Reits, por sua vez, oferecem a investidores a oportunidade de colocarem economias em imobiliário - plazas, apartamentos, lares para reformados, etc., e constituem uma alternativa a fundos de investimento em imobiliário - real estate mutual funds. Reits é uma das poucas categorias de investimento que tem superado o mercado. A expansão de Reits, e outros investment tusts, tem sido consequência da procura de investimentos que ofereçam rendimento. iUNITS S&P TSE Canadian REIT Index Fund, sendo um ETF (index fund), reflecte a proporção de Reits que compõem o índice da bolsa de Toronto (S&P/TSX).

Este iUNITS possibilita uma participação no mercado imobiliário duma maneira diversificada. A diversidade de investimento modera qualquer baixa que algumas das companhias do índice possam ter.

Tal como outros produtos financeiros existem prós e contras neste investimento. No aspecto positivo, imobiliário constitui uma protecção contra a inflação. Pagamentos de impostos são adiados. Depreciação de propriedades (capital cost allowance) reduz impostos a pagar quando se recebem distribuições. Por outro lado recuperação de capital diminui o custo do investimento, o que afecta ganhos de capital quando se vendem as acções a preços superiores do que aqueles a que se compraram. Imobiliário está sujeito a oscilações, especialmente devido aos preços exorbitantes com que está a ser transaccionado.

Este tipo de investimento é de interesse para investidores conservadores que desejem rendimento periódico. No Canadá muitos portugueses compram propriedades (casas ou apartamentos condomínio) para rendimento. Na maioria dos casos tais investimentos são satisfatórios, mas noutros são afectados por problemas com inquilinos, reparações e outras dores de cabeça. Este índice de Reits oferece uma forma passiva de aplicação de capital neste tipo de investimento.

Em fundos de investimento de imobiliário custos administrativos (MER) ultrapassam os 2.5%. A longo termo tal constitui um entrave considerável no aumento de valor do investimento. Nos ETFs (Reits ou outros índices de Barclays) despesas de administração são apenas .055% (pouco mais de meio por cento).

Accionistas em iUNITS S&P TSE Canadian REIT Index Fund recebem dividendos trimestrais. Estes consistem da passagem de distribuições dos vários Reits que fazem parte do fundo.

Correspondendo ao índice as maiores percentagens de Reits são: RIOCAN (24%); H. & R. (14%) e SUMMIT (11%).

As unidades são negociadas na bolsa de Toronto com o símbolo XRE. Preço recente: $9.80. HOME PAGE: iUNITS

MUTUAL FUNDS

Não é segredo para ninguém: mutual funds têm tido uma actuação desastrosa. Os mercados estão em queda e mutual funds reflectem a situação do mercado.

Um dilema para administradores de fundos investidos em acções. O que fazer quando equities estão em baixa, como acontece presentemente? Alguns administradores dirão que quem investe nessa classe de fundos espera que eles estejam investidos em acções. Outros dirão "se as coisas estão más" transfira-se o capital para cash (que é o mesmo que dizer produtos mais garantidos e aceitando rendimento mais baixo). É melhor ganhar pouco do que perder.

Nem todos os fundos têm tido actuação atroz (os piores têm sido aqueles investidos em acções comuns). Income-oriented funds, que investem em produtos de rendimento fixo, obrigações emitidas pelo governo ou corporações privadas, hipotecas, income trusts e acções de blue chips têm tido melhor actuação.

Ao verificar que o valor dos seus investimentos estão em descida investidores começam agora a prestar atenção aos custos inerentes à administração dos fundos geralmente conhecidos como MER (management expense ratio).

MER é a importância que investidores pagam a administradores de fundos de pela gestão dos mesmos. No Canadá esta percentagem é mais elevada do que nos Estados Unidos. Segundo estudos recentes, em média, o MER para fundos que investem em acções é de 2.78%. Quer isto dizer que numa carteira de investimentos de $100,000.00, $2,780.00 são deduzidos anualmente para a gestão do fundo. Para muitos investidores o valor das suas carteiras de investimentos está a baixar, devido ao valor das acções estar em descida, mas o prejuízo é agravado por custos de administração elevados. A longo termo a dentada destes custos na pasta de investimentos é enorme.

A companhia americana VANGUARD GROUP INC calculou que um investimento anual de $10,000.00 a dar um rendimento de 12% por ano resultará em $1 milhão de dólares ao fim de 40 anos. Mas com um MER de 2% o valor da pasta de investimentos será reduzida para $500,000.00 ao fim do mesmo período.

Estudos recentes mostram igualmente que fundos com despesas de administração mais elevadas não têm tido melhor actuação do que outros com custos menores.

Fundos que têm tido boa actuação nestes últimos quinze anos: Investors Dividend Fund e MAXXUM Dividend. Os piores para investir têm sido do grupo Cambridge. Dos dez piores fundos no Canadá Cambridge ocupa cinco primeiros lugares na tabela. Cambridge Resources mostrou lucros apenas em três dos últimos quinze anos. Quem investiu neles tem visto uma redução no valor dos seus investimentos. A companhia que oferece estes fundos é SAGIT MANAGEMENT LTD.

NOTÍCIAS

- Consolidação no sector bancário continua na ordem do dia. A última tentativa: o matrimónio do Banco de Montreal com o Banco de Nova Escócia. Intenção sugerida, mas mal recebida pelas fontes oficiais. O actual governo do Canadá não tem mostrado simpatia pela ideia. Agora foi feita outra sugestão: fusão de bancos com companhias de seguros.

- O leitor pode estar preocupado com as suas percas na bolsa, mas nem todos o estão. Se bem que acções de ONEX estejam a ser negociadas à volta de $14.00 dólares quando já estiveram a $23.90 nos últimos doze meses, Gerald Schwartz, o Czar de Onex, meteu no bolso 50 milhões de dólares em 2001.

(Preparado em 28 Fevereiro de 2003)

Comentários ? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2003 Álvaro Trigo