ANO 9 .............................................. No. 47

JANEIRO - FEVEREIRO - 2004 ............ Director: Álvaro Trigo


ABERTURA

Este é o primeiro número do BOLETIM de 2004. Nele apresentamos o habitual comentário sobre o ano que passou e uma lista de sites financeiros canadianos de interesse para investidores no Canadá.

Não fazemos previsões para o ano corrente. Razões abundam tanto para ser optimista como para ser pessimista. Um prognóstico, no entanto: se o mercado continuar a subir, a subida será mais constrangida do que aquela a que temos assistido nestes últimos doze meses. Em vez de previsões apresentamos uma lista de companhias que deverão ter boa actuação em 2004.

É no fim do ano que alguns investidores se desfazem dos problemas que fazem parte das suas pastas de investimento, isto é, de acções em que têm prejuízo e com poucas ou nenhumas possibilidades de subida. Tais percas são usadas para diminuir ganhos de capital e, em consequência, reduzir impostos a pagar ao governo. Menos comum, no entanto, é a decisão de procurar acções negociadas a preços mais baixos do que o seu valor intrínseco. Para estes investidores, neste ano as pechinchas são poucas e se as acções estão em baixa, certamente que há boas razões para isso.

ANO DE 2003

O ano de 2003 acabou de melhor maneira de que quando começou. Com a bolsa de Toronto a registar uma subida de 24 porcento tornou-se difícil não ganhar dinheiro. Finalmente, após três anos de penúria, investidores começaram a ver ganhos. Basta ler as cotações da bolsa e verificar o número elevado de altas anuais e o minúsculo de novas baixas para comprovar a subida do mercado. Temos, como exemplo, o Report on Business do Globe & Mail de 23 de Dezembro. Nele verifica-se que no dia anterior a bolsa de Toronto registara 100 new highs e apenas 6 new lows. Esta proporção tem-se repetido dia após dia.

Mesmo com o problema da febre atípica (SARS), a interrupção de energia eléctrica no Ontário, o problema das vacas loucas em Alberta e desastres naturais, tais como fogos nas florestas e inundações em várias localidades do país, nada deteve a marcha triunfante da bolsa.

Income trusts continuam a ser a maior atracção do mercado. Não só têm dado dividendos elevados, que chegam até aos 16 ou 18 porcento (óleo e gás) mas os preços das suas unidades continuam a aumentar. Todos querem estar neste tipo de investimento. Nem os problemas da Atlas Cold Storage, com aparência de delinquência, nem decepções na área de hospitalidade, com hotéis e motéis a reduzir ou suspender distribuições, arrefeceram o entusiasmo de investidores pelos trusts. Ouro tem sido outra atracção do mercado. A 1 de Dezembro ultrapassou a barreira dos $400.00 US a onça, e desde então a subida tem continuado. 2003 foi um ano bom para matérias primas.

Houve boas e más notícias. TLC Vision e Nortel Networks, entre outras, tiveram recuperações notáveis. No lado negativo, Air Canada entrou em bancarrota.

COMPANHIAS PARA 2004

O ano começa com o mercado em subida. A pergunta que se faz é: quanto durará este bull market? Ganhos, se os houver este ano, serão provavelmente modestos, comparados com os de 2003. Juros continuam baixos. Não podem descer muito mais. Antevê-se inflação moderada num futuro próximo e a subida de juros é uma possibilidade.

O preço elevado do óleo continua a surpreender os entendidos. A probabilidade de produção no Iraque atingir o nível do passado continua remota. Pressão nas reservas de gasolina mantém-se e a procura na Ásia, especialmente na China, continua a influenciar preços.

Investidores que queiram comprar acções devem considerar aquelas com P/E (price/earnings multiples) baixos e que paguem dividendos. Com a probabilidade de juros aumentarem, preferred shares deixam de ser atractivas. Tecnologia, a ressuscitar, tem tido muita volatilidade no passado e continuará a tê-la no futuro. Este é um sector para os mais experientes ou afoitos.

Após alguns problemas em 2003, CANADIAN PACIFIC RAILWAY LTD. deverá ter um bom ano. Importações da China e uma boa colheita de cereais deverão melhorar a posição da companhia. O volume de produtos transportados tem aumentado anualmente. O preço de gasóleo é um elemento importante nos custos, mas tanto a competição como a indústria de camionagem são igualmente afectadas por aumentos de preço de combustíveis.

A indústria de seguros merece a nossa atenção. MANULIFE FINANCIAL CORP. Apresenta grande potencial. A aquisição duma companhia financeira de Boston, John Hancock Financial Services Inc., deverá aumentar os lucros de ManuLife. Mas esta aquisição tem causado problemas, o último dos quais, resultante do escândalo Parmalat. A companhia italiana deve 152 milhões de dólares americanos a John Hancock. As acções de Manulife continuam a estar caras. Uma descida deve ser encarada como oportunidade para compra.

O sector de florestas e papel foi afectado negativamente por vários acontecimentos; o pior, disputas com os Estados Unidos sobre se a indústria é ou não subsidiada. A depreciação do dólar americano foi outro factor negativo para a indústria. No entanto, mais tarde ou mais cedo, o bom tempo virá. Numa recuperação da indústria, uma companhia a considerar é NORSKE SKOG. As acções desceram cerca de 25 porcento. A companhia está debaixo de grande pressão para recuperar.

Um sector que parece querer continuar em subida é o de energia. Por exemplo SUNCOR, estudada no último número do BOLETIM (Novembro-Dezembro 2003) quando as acções eram negociada a $28.67, são agora, dois meses mais tarde, negociadas à volta de $32.57, um aumento de 13 porcento. Há grande semelhança entre este sector e o de serviços financeiros. Todas as maiores companhias têm boa actuação. Quer seja Petro-Canada, Imperial Oil ou Sunoco, qualquer deles continuará a ter boa actuação. O mercado reconhece isso e as acções estão caras. Uma boa decisão é de seguir o sector e investir numa delas num período de baixa. De momento, Suncor continua a ser a nossa preferida.

O último stock para 2004 é um investment trust. - EMBRIDGE INCOME FUND. Ao preço corrente de $12.65 a yield é a mais baixa do sector, à volta de 6 porcento. No entanto, a vantagem deste income trust em relação a outros, é a sua estabilidade e a probabilidade de um aumento consistente e previsível de distribuições.

WEB SITES

A internet oferece uma grande variedade de informação sobre investimentos e companhias públicas. Abaixo apresentamos uma lista de páginas de interesse para investidores. Note-se que os sítios americanos nomeados têm informação sobre companhias canadianas.

YAHOO FINANCE(http://www.finance.yahoo.com). Yahoo oferece informações sobre acções, quotas, permite a criação de um portfólio, etc. A informação é tanto para companhias americanas como canadianas.

GOOGLE (http://www.google.com) Para muitos Google oferece um meio de procura mais eficiente do que o Yahoo. Investidores podem encontrar nele informação abundante sobre companhias, mesmo acerca das de pequena capitalização ou negociadas over-the-counter. Google tem um cache que permite encontrar sites mesmo que estes já não existam.

DOGPILE (http://www.dogpile.com) DOGPILE é outro bom meio de procura. DOGPILE investiga diversos sítios simultaneamente.

GLOBE INVESTOR(http://www.globeinvestor.com). Informação variada sobre companhias canadianas pode ser encontrada na página do Globeinvestor.com. A página tem melhorado bastante nos últimos tempos.

SEDAR(System for Electronic Document Analysis and Retrieval) (http://www.sedar.com) Sedar mostra informação sobre companhias públicas. Estes são documentos legais tais como annual reports, pareceres de auditores e outra informação relevante das empresas.

CANADA NEWS WIRE(http://www.newswire.ca) Canada News Wire apresenta notícias referentes a companhias. Esta é a primeira fonte de informação com respeito a notícias ou alterações de situação de companhias.

EDGAR (Electronic Data Gathering, Analysis and Retrieval System) (http://www.sec.gov/edgar/searchedgar/webusers.htm) Este é o sítio americano equivalente a SEDAR e tem informação sobre companhias canadianas listadas nas bolsas americanas.

CBS -MARKET WATCH (http://CBSMarketWatch.com) Informação geral sobre companhias públicas.

INVESTOR CNET (http://investor.cnet.com) Informação geral sobre companhias públicas.

YAHOO INVESTOR MESSAGE BOARDS (http://www.messages.yahoo.com/Yahoo/Business_Finance/Investments/index.html) Temos aqui um exemplo dos numerosos Message Boards que existem. Sítios para mensagens estão sujeitos a toda a espécie de informação. O problema é que nos boards há tanta informação válida como inválida, tentativas de manipulação, falsa informação e vigarice, não contando com linguagem menos apropriada usada pelos utentes.

MS MONEY (Versão canadiana) (http://www.money.msn.ca) MSMoney é um sítio de grande utilidade. Bom para comparar companhias publicas, procurar empresas por indústria; as que oferecem maiores dividendos, as de maior crescimento, melhor cash flow/debt, price earnings ratios, etc. É um sitio para investigar.

BAYSTREET.CA (http://www.baystreet.ca) Informação sobre companhias fornecida por analistas (compra e venda).

BRIEFING.COM (http://www.briefing.com) Tal como o site anterior, este tem informação sobre companhias fornecidas por analistas.

INVESTMENT PICKS (http://www.investment-picks.com) Tal como os dois anteriores, este site fornece informação sobre companhias.

FINANCIAL PIPELINE (http://www.finepipe.com) Este sítio oferece uma boa visão do mercado.

STOCKHOUSE (http://www.stockhouse.ca) Este é um sítio bom para acções de companhias canadianas e income trusts.

MONEY SENSE (http://moneysense.ca) Bom para seguir uma pasta de investimentos.

BIGCHARTS.COM (http://www.bigcharts.com). Como o nome indica este sítio é bom para charts. É americano, mas tem informação sobre companhias canadianas. Basta escrever CA: à frente do símbolo canadiano, para que ele mostre a companhia canadiana.

MORNINGSTAR(http://www.morningstar.ca) Para fundos de investimento a melhor escolha é MORNINGSTAR. Este sítio oferece informação detalhado sobre fundos.

SEDI (System for Electronic Disclosure by Insiders) (http://www.sedi.ca) Este sítio é bom para investidores interessados em informação sobre inside trading. Ele dá informação sobre compra e venda de acções por gestores e outro pessoal das companhias.

FINANCIAL PIPELINE (http://www.finpipe.com) Este é um sítio interessante e que merece a pena ver. Oferece um menu que se abre para diferentes espécies de investimentos: bonds, derivative products, stocks, real estate, etc.

INVESTMENT FUNDS INSTITUTE OF CANADA (http://www.ific.ca) Aqui encontram-se os básicos sobre fundos de investimento canadianos.

THE TORONTO STAR (http://www,thestar.com/business). O Toronto Star, um jornal canadiano não conhecido pela excelência da secção financeira, tem um sítio que pode ter interesse para quem queira seguir o valor dos seus investimentos na bolsa. O total dos investimentos é mostrado em formato de extracto de conta corrente, tal como aqueles que as casas de investimento enviam aos clientes.

BAYSTREET.COM (http://www.bay-street.com) Para comentários e análises sobre acções de companhias canadianas temos BayStreet. Analistas conhecidos contribuem para esta página.

Temos naturalmente as Bolsas: TSX GROUP (Toronto e Vancouver) (http://www.tsx.ca); NEW YORK STOCK EXCHANGE (http://www.nyse.com); AMERICAN EXCHANGE (http://www.amex.com) e NASDAQ (http://www.nasdaq.com) onde encontramos cotações de companhias canadianas listadas nessas bolsas e notícias referentes às mesmas.

(Preparado em 1 de Janeiro de 2004)

Comentários ? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2004 Álvaro Trigo