ANO 9 .............................................. No. 60

MARÇO - ABRIL - 2006 ............ Director: Álvaro Trigo


ABERTURA

O mercado continua com altos e baixos, caminhando em ziguezague. Há quem pense que que ele está definitivamente caro e quem seja da opinião que a subida continuará. Não é de admirar que investidores mais cautelosos comecem a “desviar-se para o lado” até ver em que param as modas... Para muitos “cash is king”.

Discutimos neste número o caso duma companhia envolvida na indústria de pesca. A suspensão de dividendos provocou a queda das unidades. Esta é uma situação não rara e que pode servir de estudo para os nossos leitores. Tal descida pode constituir uma oportunidade de compra.

CYCLICAL STOCKS

Se bem que se diga que há tantas formas de investir como investidores, cremos que a maneira mais cautelosa de investir na bolsa, e isto especialmente para investidores conservativos ou novos no mercado, é adquirir acções de companhias de boa qualidade e que paguem dividendos. No entanto, há quem pense que este sistema é monótono – para esses, os considerados “cyclical stocks” podem constituir uma atracção. Investir em companhias que são afectadas por ciclos económicos pode ser lucrativo, mas igualmente investidores sujeitam-se a riscos e incertezas.

Entre outros, consideram-se como investimentos cíclicos produtos florestais e minas. Recentemente falando com o director duma empresa mineira do Peru que proclamava as vantagens de investir na sua companhia, chamamos-lhe a atenção para o que acontece com o sector (especialmente minas de média ou pequena capitalização ou em fase inicial de exploração). Investidores compram acções destas empresas mineiras e conservam-nas por longos períodos. Elas sobem, descem e após oito, dez, doze anos o seu valor é o mesmo do que quando foram compradas, se não for menor. A resposta dele, filosoficamente, “comprem quando estão baixas e vendam quando estão altas”. Existe certa lógica nesta opinião, mas para o investidor não sofisticado que investe em indústrias cíclicas, torna-se difícil “prever” o movimento das acções. Mesmo técnicos são impotentes por antecipar os movimentos do mercado.

A actuação deste tipo de empresas está relacionada com ciclos económicos. Vendas e lucros podem ser erráticos. Podem subir bastante nuns anos e descer noutros. Rácios, usados para avaliação de companhias, estão sujeitos a grandes variações. Para reduzir despesas companhias que pagam dividendos podem reduzi-los ou até elimina-los. Devido a inconsistência deste género de investimento é fácil de concluir que ele é mais adequado para os ditos “traders”, os que compram e vendem frequentemente, do que para investidores conservativos.

BUY, HOLD or SELL?

Quando o preço das unidades de CLEARWATER SEAFOODS INCOME FUND (CLR.UN) caiu abismalmente, confrontamo-nos com uma pergunta: será esta uma boa oportunidade para investir na companhia?

Clearwater é uma empresa de pesca e preparação de produtos marinhos. Ela está envolvida em toda a espécie de mariscos: ostras, lagostas, camarão, amêijoas, caranguejo, etc. Possui uma frota pesqueira moderna e irá receber no fim do ano outro navio frigorífico. Clearwater estava a pagar dividendos em excesso aos lucros. Com um lucro inferior a 1 milhão de dólares, pagou 9 milhões no segundo trimestre de 2005. Consequentemente a companhia decidiu suspender distribuições. Nessa ocasião, investidores abandonaram o “barco” e o preço das unidades desceu até $2.25.

A companhia afirma que os problemas têm origens diversas: pescas inferiores às previstas, câmbio desfavorável (a valorização da moeda canadiana em relação à americana, japonesa e europeia), interrupções na frota pesqueira e o custo elevado de combustível.

Em 2005 a frota gastou aproximadamente 32 milhões de litros de combustível marítimo. O simples aumento de um cêntimo em combustível aumenta os custos em $320,000 dólares.

Clearwater tem um débito elevado e em Junho de 2004 completou uma oferta de 50 milhões de debenturas (convertible unsecured subordinated debentures) que se vencem em 31 de Dezembro de 2010. As debenturas pagam juros duas vezes por ano e podem ser convertidas, à opção do possuidor, por unidades da companhia. Em certas circunstâncias elas podem ser redimidas pela companhia.

As actividades de Clearwater são sazonais, resultando que as receitas são menores no primeiro semestre do ano do que no segundo.

A companhia não é seguida por muitos analistas e os poucos que a seguem têm um “moderate sell”. Um analista de Canaccord Adams, Chris Rankin, tem uma imagem tão negativa deste Income Trust que prevê o preço das unidades a serem negociadas a $2.35 dentro de um ano. Note-se que elas chegaram a ser transaccionadas a $9.01, nos últimos doze meses. O preço actual é de $3.66 (fecho da bolsa a 3 de Março).

A pergunta que agora fazemos é a seguinte: haverá uma recuperação da companhia? As más notícias abundam, mas existem também circunstâncias favoráveis à empresa.

Clearwater continua a despender bastante no aumento e modernização da frota pesqueira, tem aumentado a venda de lagostas vivas e começou a processar amêijoas na China para serem consumidas nos mercados chinês e japonês.

O Presidente e o CEO da companhia têm uma percentagem elevada de acções, 46%. Isto é sinal de que os interesses dos gestores coincidem com os dos investidores.

A longo prazo existe uma vantagem. O governo do Canadá atribuiu uma quota a certas espécies de mariscos que podem ser colhidos nas águas territoriais do país – isto pode-se traduzir em “monopólio”.

A ideia geral de que produtos do mar constituem uma alimentação saudável tende a aumentar a procura.

Se bem que consideremos “blue chips” o investimento adequado para novos investidores, sabemos também que existem aqueles com mais experiência ou mais afoitos e que estão preparados para investir agressivamente. Uma palavra de caução: Clearwater merece mais investigação e análise. Será interessante verificar o que a companhia irá fazer daqui para diante. Quanto a nós ela parece representar uma oportunidade para aqueles pacientes e que não precisem de rendimento imediato. Continuamos com os olhos fixos em Clearwater.

Outros Income Trusts existem em condições semelhantes. Um outro em maus lençóis é BOYD GROUP INC. (byd.un). Este Trust está envolvido em reparações de carros (carroçaria) e é transaccionado na bolsa de Toronto. Não sabemos muito sobre ele, mas parece que o débito é elevado. Suspendeu distribuições o o preço das unidades desceu desmedidamente.

ÚLTIMA PALAVRA

Este número do BOLETIM sai atrasado. Devido a estarmos ausentes do país durante os meses de Maio e Junho, o próximo número sairá nos fins de Abril e o seguinte na segunda semana de Julho.

A todos, bons investimentos.

(12 de Março de 2005)

Comentários ? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2006 álvaro Trigo