ANO 10 .............................................. No. 63

SETEMBRO - OUTUBRO - 2006 ............ Director: Álvaro Trigo


ABERTURA

Tal como prometemos no número anterior, este BOLETIM sai no dia 1 de Setembro.

Tentamos sempre aparecer no primeiro do mês correspondente, mas, por diferentes razões, tal nem sempre é possível.

Nós pertencemos aquele grupo que consideram o mercado “caro” e sujeito a correcção. No entanto, há sempre companhias que parecem “prometedoras” e resistentes às intempéries financeiras.

Se o mercado tem sido bom para investidores, os bons tempos não podem continuar eternamente. No caso das companhias apresentadas nesta nesta edição do BOLETIM, elas devem ser seguidas, estudadas, e as acções só adquiridas quando o mercado estabilizar ou o preço das mesmas estiver em baixa.

Mercados sobem e descem. Porque será que quando o mercado está a subir todos querem comprar e quando está a baixar todos querem vender? Não deveria ser o contrário? Também não nos devemos esquecer que o mercado é um índice, isto é, uma média. Há sempre acções que vão contra a tendência geral. Lendo estatísticas nas secções financeiras de jornais, verificamos que há continuamente “novas altas” e “novas baixas”, independente de ser um bull ou um bear market.

Apresentamos abaixo um portefólio modelo. A longo prazo as companhias nomeadas deverão ter boa actuação. Elas merecem ser seguidas, estudadas e comparadas com as condições gerais da economia. Quanto a investir nas mesmas tal deverá ser feito apenas quando elas estiverem em baixa ou os indicadores económicos sejam mais positivos do que são presentemente.

COMENTÁRIO

As irregularidades dos últimos tempos da actuação da bolsa de Toronto tem dado origem a artigos pondo em dúvida a continuação da subida do mercado. Correcção ou o começo dum bear market?

Bastantes analistas continuam optimistas, considerando a descida recente do mercado como uma correcção há muito tempo esperada e até desejável.

Consumidores continuam a “abrir a carteira”. Inflação e taxas de juro não parecem reflectir-se, por enquanto, na sua actividade. No entanto, o mercado parece cada vez mais vulnerável a qualquer má notícia ou percepção negativa na economia.

Alguns, perspicazes, vêem descidas da bolsa como oportunidade para comprar acções de companhias sólidas. Mas esses constituem uma minoria.

Apesar do aumento de lucros apresentado pelos bancos, neste último trimestre, não se afastam as suspeitas de que eles estão predestinados a descidas. Mas, como escrevemos abaixo, bancos são resistentes a todo o mau tempo, e a longo termo, têm sempre actuação superior.

IPOs

Voltamos hoje ao assunto dos IPOs (Initial Public Offerings).

Investidores que compram IPOs imediatamente após a sua listagem na bolsa, raramente são felizes nesses investimentos.

O caso mais típico dos últimos tempos aconteceu com a conhecida companhia TIM HORTONS. A companhia tem uma clientela fiel no Canadá, e, para muitos, Tim Hortons constitui sinónimo de café.

Quando a notícia foi dada que acções de Tim Hortons seriam oferecidas ao público, um spin-off da companhia americana Wendys International, houve um interesse extraordinário pela sua compra.

Primeiro, investidores com contas nas casas de investimento, subscreveram a compra de acções. Como habitual às acções foi atribuído um valor monetário. Devido à grande procura, estes investidores receberam apenas uma percentagem do número de acções subscritas. Para os pequenos investidores a única hipótese de as adquirir foi quando elas começaram a ser transaccionadas na bolsa.

Devido à visibilidade da companhia, mesmo aqueles que nunca investiram na bolsa quiseram participar neste investimento. Um nosso amigo, que até menospreza o sistema financeiro, telefonou-nos a perguntar como podia comprar acções da companhia.

Resultado: grande entusiasmo no primeiro dia em que elas fizeram a sua aparição na bolsa de Toronto. Assim que a bolsa abriu as ordens de compra acumularam-se e as acções começaram a subir vertiginosamente. Aqueles que já as tinham adquirido através das firmas de investimento, venderam-nas de muito bom grado, e com bom lucro. Ao fim do dia, quando tudo acalmou, o preço desceu consideravelmente. Todos os inexperientes que tinham entrado no mercado, sem consideração pelo custo do seu investimento, perderam dinheiro.

Para os chamados investidores de “retalho” há uma lição à aprender. Sem ter a primeira escolha, não se entusiasmem com estes IPOs. Deixem a situação estabilizar. Actuando ao contrário pode resultar em prejuízos que demorarão muito tempo a recuperar.

PORTEFÓLIO DEFENSIVO

Diversificação e qualidade são as características desta pasta de investimentos. Além de investimentos com certa garantia (

T-bills e Money Markets) escolhemos companhias de sectores diversos.

T-BILLS

Preocupados com uma queda do mercado? T-Bills (Títulos do Tesouro) pode constituir a solução. Com um rendimento à volta de 2% ou 3%, nem sequer compensam pela inflação, não contando com o imposto pago sobre esse rendimento. A consolação é que é melhor ganhar 2 ou três por cento do que perder dinheiro. Para pequenos investidores a alternativa é comprar Fundos de Investimento que aplicam os capitais em T-Bills.

Este é um tipo de investimento que é usado quando existe cash que não é investido na bolsa. É usado por muitos como um investimento temporário e quando não sabem onde investir.

MONEY MARKETS

Parte do capital market, Money Markets investem em T-Bills e outros produtos financeiros: obrigações do governo, bankers’ acceptance, certificados de rendimento e outros produtos com elevada security.

Para o pequeno investidor a maneira de investir neste produto é através de Fundos de Investimento.

Este é igualmente considerado como um investimento temporário, ou quando há incerteza sobre decisões financeiras a tomar.

Um investimento maior (digamos $150,000 dólares) ganhará juro maior.

TORONTO DOMINION BANK (TD)

Um banco é obrigatório num portefólio defensivo. Qualquer dos cinco maiores bancos canadianos teria lugar neste portefólio. Escolhemos O Toronto Dominion porque nunca nos debruçamos sobre ele.

O Banco e as suas subsidiárias são geralmente conhecidos como TD Bank Financial Group. O grupo tem diferentes operações independentes: actividades bancárias, pessoais e comerciais, incluindo TD Canada Trust; administração de investimento, incluindo TD Waterhouse; investimento na firma Ameritrade; wholesale banking, incluindo TD Securities e TD Banknorth, casa bancária nos Estados Unidos, com operações pessoais e comerciais

Recentemente o banco anunciou a intenção de comprar até 4 milhões de acções para cancelamento. Isto compensará o exercício de opções pelos insiders.

Tal como os outros bancos canadianos, TD Bank teve um aumento notável de lucros (92 por cento) no último trimestre.

Preço recente das acções: $62.82 (28-Agosto-2006).

SUN LIFE FINANCIAL INC. (SLF)

Sun Life Financial é uma companhia de seguros que se tornou pública em 2002 e cujos lucros têm aumentado consideravelmente ano após ano (única excepção, 2002).

A companhia está bem diversificada. Não só oferece seguros aos seus clientes como tem ainda outros produtos financeiros: fundos de investimento, compra e venda de acções, etc.

Sun Life está envolvida no mercado asiático e entrou, recentemente, em colaboração com um Banco Nacional da China para distribuição de seguros. Este parece ser o primeiro caso de instituições financeiras estrangeiras a colaborar com as instituições financeiras daquele país.

O CEO, Donald Stewart afirmou recentemente que a performance de Sun Life continua, o que permite à companhia um aumento periódico e consistente de lucros e dividendos.

Aumento de lucros em cada uma das suas divisões na América do Norte e a expansão na Índia e China, auguram crescimento e resultados financeiros favoráveis para Sun Life.

Preço recente das acções: $45.55.

TSX GROUP INC. (X)

Estas acções são boas para longo termo. TSX Group é a organização proprietária do Toronto Stock Exchange e TSX Venture Exchange (Vancouver).

A companhia tem um cash flow substancial.

O return-on-equity é mais de 60, o p/e rácio é de 28, o que é elevado, e o dividendo é de 2.5%. Estes valores elevados demonstram que investidores estão prontos a pagar um preço elevado por uma companhia que é praticamente um monopólio.

A procura de matérias-primas tem contribuído também para o número extraordinariamente elevado de transacções. Quantas mais acções forem compradas e vendidas nas duas bolsas maior é o lucro de TSX Group.

Preço recente das acções: $49.38.

ENBRIDGE INC. (ENB)

Enbridge está activa em três sectores: condutas para óleo e gás líquido, condutas para gás natural e distribuição de gás natural.

A companhia fornece gás natural para 1.7 milhões de clientes no Ontário, Quebeque e estado de Nova Iorque.

O aumento de produção de óleo, em Alberta tarsands, está a criar a necessidade dum aumento do seu transporte e a companhia tem projectado a construção de novas condutas.

O P/E rácio de 21 é elevado. E o que se obtém em troca? Crescimento e boas operações. Isto justifica o preço elevado das acções.

Numa pasta de investimentos diversificada, condutas (pipelines) são obrigatórias.

Preço recente das acções: $36.82.

CANADIAN APARTMENT PROPERTIES (CAR.UN)

O custo de comprar casa está a aumentar e o crescimento da economia a abrandar. Preços elevados na habitação e o aumento de juros começam a contribuir para que comprar casa deixe de estar ao alcance de muitos.

O sector de aluguer de habitação não tem crescido tanto como era desejável, mas agora com o abrandamento da economia e desde que a compra de habitação começa a estar fora do alcance de muitos, o sector de rendas está a recuperar.

Canadian Apartment Properties beneficiará da nova tendência e continua a adquirir novas propriedades em áreas de boa procura.

Este é um tipo de investimento apropriado para Income Trusts.

Preço recente das acções: $16.85.

SASKATCHEWAN WHEAT POOL INC. (SWP)

SASKATCHEWAN WHEAT POOL INC. é uma empresa envolvida em exploração agrária e na indústria de serviços, com actividades em Alberta, Saskatchewan e Manitoba.

Ao contrário de outros investimentos considerados acima, estas acções são mais apropriadas para aqueles que não sejam impacientes. Sakatchwan Wheat Pool não é uma companhia de grande capitalização ou que provoque excitação no mercado, mas é uma companhia que pode crescer enormemente no futuro.

Consideramos SWP um investimento “defensivo”.

Preço recente das acções: $7.76.

ABITIBI-CONSOLIDATED (A)

Abitibi é o investimento “agressivo” neste portfólio.

A companhia tem uma presença global na sua indústria. É a líder em papel e impressão comercial e produtos derivados de madeira. Tem 45 operações e clientes em 70 países. Abitibi continua a acumular prejuízos e, recentemente, decidiu suspender o pagamento de dividendos.

Mas há sinais favoráveis a aparecer no horizonte: a quase certa aceitação, no Canadá, do acordo assinado entre o país e os Estados Unidos sobre “softwood lumber”; a redução de débito da companhia e o aumento de preço do papel usado por jornais e revistas. Uma redução de pessoal traduz-se igualmente por uma redução de despesa.

As acções são negociadas nas bolsas de Toronto e Nova Iorque. Quando as condições do mercado se alterarem, o preço das acções deverá subir consideravelmente.

Preço recente das acções: $3.00.

(31 de Agosto de 2006)

Comentários? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2006 á;lvaro Trigo