ANO 11 .............................................. No. 66

MARÇO - ABRIL - 2007 ............ Director: Álvaro Trigo


ABERTURA

Um leitor perguntou-nos porque é que só apresentávamos “blue chips” no BOLETIM. “Blue chips” são companhias bem estabelecidas, com visibilidade e história de produtibilidade. Ele alegou que há quem queira tomar posições mais agressivas no mercado e investir em companhias pequenas ou recém-estabelecidas. Outro leitor enviou-nos um “e-mail” onde diz que gostaria de comprar $2,000.00 ou $3,000,00 dólares em acções de companhias públicas e ver o investimento aumentar rapidamente e que está preparado para perder tudo (ele tem um bom emprego e uma situação financeira confortável). Estes leitores deram-nos a ideia de fugir um pouco das tendências conservativas do BOLETIM, pelo menos neste número.

Naturalmente que existem possibilidades de grandes ganhos investindo em acções de companhias pequenas e de crescimento. Mas as possibilidades de grandes ganhos estão em proporção directa às possibilidades de grandes percas.

Diz-se que existem tantas formas de investir na bolsa como investidores. Por isso há diferentes modelos de portefólios que se coadunam com a tendência de cada investidor. E podemos afirmar que, desde que estes estejam esclarecidos acerca dos “prós e contras” das suas decisões, tal é aceitável.

Abaixo apresentamos companhias cujas acções são apropriadas para diferentes modelos de portefólios: conservativo, misto e agressivo.

Repetindo o que dizemos com frequência, os investimentos adequados para novos investidores, ou aqueles que sejam adversos a riscos, são acções de “blue chips”, isto é, companhias estabelecidas e que paguem dividendos. Dividendos são importantes. Mesmo que o preço das acções não aumente, já estamos a receber parte do dinheiro investido. Pagamento de dividendos significa igualmente que os administradores da companhia têm confiança na empresa. Finalmente interessa afirmar que os dividendos sejam suportados por um aumento em lucros e em “cash flow”.

COMENTÁRIO

Os prognósticos sobre a direcção do mercado de acções para 2007 são divergentes. Isto constata-se nas diferenças de opinião dos que estudam mercados financeiros. Não existem sinais fortes em nenhuma direcção. Apesar de sinais de abrandamento da actividade económica, muitos analistas estão convencidos que tal não irá provocar um descarrilamento no mercado.

Desde 2002 que o mercado tem estado a subir. Começa a haver indicações de que a subida pode estar a chegar ao fim. Crédito fácil, juros baixos e excesso de dinheiro provocaram uma inflação em matérias-primas. Durante a primeira semana do ano o índice da bolsa de Toronto (S&P/TSX) desceu 3.4%. Depois começou a recuperar.

Um sinal de que o mercado está indeciso na direcção a tomar é evidente quando ele se torna volátil, com grandes subidas e grandes descidas. Não nos devemos esquecer que as recessões do passado (“Black Monday”, por exemplo,) começaram abruptamente, quando ninguem as esperava.

NOTÍCIAS

1 – O Banco Central dos Estados Unidos, geralmente conhecido como Fed. decidiu deixar de tornar pública a M3 data? M3 representa o valor total de dinheiro em circulação. Isto é causa para preocupação e especulação sobre intenções veladas do Banco Central.

2 – A companhia de cervejas Labatt Brewing Company, Ltd adquiriu Lakeport Brewing Income Trust. Labatt pagou $28.00 dólares por unidade (acção), ou seja 36% more do que o preço a que estas estavam a ser negociadas. Se para investidores a aquisição pode ser um bom investimento, para consumidores ela é mau sinal. Lakeport era uma das companhias que vendia as cervejas mais baratas do mercado.

3 – Abitibi-Consolidated Inc. e Bowater Inc. vão-se amalgamar e formar uma nova companhia. A decisão está sujeita a aprovação de accionistas de ambas as companhias e das entidades oficiais.

A unificação produzirá a terceira maior companhia da classe de floresta e papel da América do Norte. (e a oitava no mundo). Possivelmente após este “casamento de conveniência” haverá venda de instalações e despedimentos de pessoal em ambas as corporações.

O sector de florestas e papel vai de mal para pior e ambas as companhias estão a tentar modificar o seu rumo.

PASTAS DE INVESTIMENTO

CONSERVATIVO

Investir em companhias estabelecidas, que dão dividendos e os aumentem periodicamente é o tipo de “investimento monótono”, mas o recomendado tanto para investidores noviços como para aqueles que não querem perder dinheiro. Isto integra-se dentro do ssitema considerado “value investing” em oposição com o sistema conhecido como “growth investing”

Bancos, companhias de seguros, condutas e companhias de electricidade preenchem este estilo de investimento.

TORONTO DOMINION BANK (TD)

Nunca nos cansamos de repetir que bancos constituem a primeira linha de defesa numa pasta de investimentos. Qualquer dos seis maiores bancos canadianos pode ter presença num portefólio conservativo. Escolhemos TD Bank, mas qualquer deles oferece boas perspectivas e a capacidade de continuação de aumento de lucros. Uma palavra de caução, devido ao preço elevado em que as acções são negociadas há uma possibilidade de descida temporária no valor das mesmas.

SUN LIFE FINANCIAL INC.(SLF)

Tal como bancos, companhias de seguros são instituições fortes. Não há história de uma companhia de seguros falir. A nossa preferida é Sun Life.

Sun Life bateu um recorde em lucros (2.1 bilião de dólares no ano passado). Foi ajudada pelo “turnaround” do seu investimento nos Estados Unidos (MFS Investment Management). Produtividade continua a aumentar e a aproximar-se da rival Manulife.

MISTO

SASKATCHEWAN WHEAT POOL INC (SWP)

A empresa pertence ao sector da agricultura.

Recentemente Saskwheat quis absorver Agricore (AU). A administração desta opôs-se à ideia. Agora uma companhia privada entrou em acordo com Agricore e Saskwheat ficou de fora.

A companhia tem boas possibilidades futuras e de se tornar uma espécie de CN Rail.

EXCHANGE-TRADED FUNDS

Exchange-Traded Funds, uma forma de investimento, lançada pelo banco Barclay’s, que merecem ser considerados por investidores.

ETFs constituem uma boa alternativa a Mutual Funds. Usando um portefólio de EFTs é possível ter relativa “diversificação” por baixo custo.

Presentemente, existem 27 exchange-traded funds no mercado.

TIM HORTONS INC. (THI)

Agora que as coisas ‘acalmaram’ Tim Hortons merece uma análise. A companhia de café-restaurantes é o nome mais reconhecido no país (após Mc Donald’s). é a escolha número 1 para cafés e doughnuts. Tem mais de 2,600 cafés/restaurantes no Canadá e uma presença nos Estados Unidos.

O número de cafés continua a aumentar e agora com escolha para o pequeno-almoço. O valor de vendas, por localização, continua a subir. Uma companhia que deve ser seguida, mas deve-se estar atento a qualquer mudança nas preferências dos consumidores.

CANADIAN OIL SANDS TRUST (COS.UN)

Este investment trust teve apenas uma pequena queda quando foi anunciado que trusts passariam a pagar impostos corporativos em 2011. Uma razão: investidores compreendem que este trust não é como muitos outros.

Uma descida de lucros no quarto trimestre de 2006 pode ter tido, igualmente, influência no preço. Em 2007 prevê-se aumento de produção e de lucros.

As reservas de óleo são enormes – 33 anos. No ano passado COS.UN aumentou distribuições três vezes.

Canadian Oil Sands está numa posição privilegiada em relação a outros trusts e tem fundos suficientes para investimento, manutenção e expansão.

KILLAM PROPERTIES (KMP)

Não é a primeira vez que falamos de Killam Proprieties. Desde há muito que seguimos este “stock” e pensamos que ele tem futuro. Killam é um investimento para o longo termo e para o qual é preciso ter paciência.

A companhia continua a adquirir propriedades, tenciona pagar um dividendo mensal de pouco mais de cêntimo e meio por acção e está a estudar a possibilidade de se converter em “trust”.

AGRESSIVO

FIBER OPTIC SYSTEMS TECHNOLOGY INC.(FOX)

Fiber Optic Systems é negociada na bolsa de Vancouver. Não é nosso costume indicar companhias transaccionadas fora da bolsa de Toronto. Neste caso fazemos uma excepção. Este é um investimento “agressivo”. é tanto aceitável para investidores que “compram e mantêm”, como para os que “compram e vendem” com frequência.

A companhia usa fibra-óptica (inclinómetria) para medir estabilidade e resistência. Inclinómetros são usados para medir “stress and strain” em condutas. Os clientes principais são companhias de exploração de petróleo. Outras indústrias podem igualmente usar este processo. As acções tem estado em queda, mas boas possibilidades de subida existem.

ZARLINK (ZL)

Zarlink desenha, produz e distribui semicondutores. O preço das acções está em baixa, mas analistas estão optimistas acerca do futuro da companhia.

ZarLink está num ramo de grande competição, mas tem fundos suficientes, não tem débito a longo termo e “insiders” continuam a acumular acções. Isto é indício de que têm confiança no futuro da companhia.

ABITIBI–CONSOLIDATED (A)

O pior sector da economia é aquele constituído por “papel e produtos florestais”. Companhias continuam a acumular prejuízos. Para agravar a situação pensa-se que a China irá começar a exportar papel. Eventualmente haverá sobreviventes dentro do sector e acreditamos que Abitibi será uma dessas companhias, principalmente agora que se irá unir à competidora Bowater.

Esta é uma situação que deve ser seguida atentamente.

IMAX (IMX)

A companhia usa uma tecnologia moderna que converte filmes de 35 mm. em sistema Imax. écrans normais são aumentados e transformados para o novo sistema. Com filmes apresentados em écrans gigantes espectadores têm a sensação de que estão dentro das cenas.

Em 2005, numa “joint venture” com AMC ENTERTAINMENT Inc., quatro salas de espectáculo foram convertidas para o sistema.

Existem 286 ecrãs em 40 países e a companhia tem ordens para instalar 24 sistemas nos próximos doze meses. Filmes espectaculares tais como “Spiderman”, “Superman” e outros adquirirão grandiosidade vistos neste sistema.

O preço das acções tem estado em descida: volatilidade nas receitas da companhia, uma investigação pela SEC, a companhia pôs-se à venda e não houve compradores... Tudo contribui para o preço baixo a que as acções são negociadas.

Este é um “stock” um pouco mais do que agressivo, digamos mesmo, especulativo...


LINKS

TORONTO DOMINION BANK

SUN LIFE FINANCIAL

SASKATCHEWAN WHEAT POOL INC

EXCHANGE-TRADED FUNDS

TIM HORTONS INC. 0

CANADIAN OIL SANDS TRUST

KILLAM PROPERTIES

FIBER OPTIC SYSTEMS TECHNOLOGY INC.

ZARLINK

ABITIBI–CONSOLIDATED

IMAX

(26 de Fevereiro de 2007)

Comentários? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2007 á;lvaro Trigo