ANO 14 .............................................. No. 81

SETEMBRO-OUTUBRO de 2009 ............ Director: Álvaro Trigo


ABERTURA

Como é do conhecimento da maioria dos nossos leitores o serviço de páginas gratuitas, que Geocities tem oferecido todos durante estes anos, terminará em Outubro. Após diversas tentativas de encontrar outro servidor para o BOLETIM a escolha recaiu sobre TRIPOD. De todos os sítios consultados este foi o que gostámos mais.

O BOLETIM poderá ser também visto em ANGELFIRE (http://alvaro.trigo.angelfire.com/index.htm)

Igualmente iremos criar, o que está muito em voga, um blog. O endereço será: http://boletimfinanceiro.blogspot.com/

Tripod será a nossa localização primária.

Até ao fim do ano a publicação do BOLETIM voltará à normalidade.

BUY AND HOLD

Comprar acções para as manter por longo tempo ou comprar e vender frequentemente?

Inúmeros estudos comparando pastas de investimento “actively-managed” com as de “buy and hold” concluem que, na maioria dos casos, “buy and hold” é mais vantajoso para investidores.

Um pormenor a realçar é que pastas de investimento “buy and hold” tendem em consistir em companhias de primeira qualidade. Certamente, a escolha de companhias neste tipo de portefólio são aquelas que continuarão a ter um bom futuro.

Em contraste, portefólios “actively-managed” tendem a incluir companhias de menor qualidade. Administradores de Fundos de Investimento focados neste tipo de investimento tendem em comprar e vender investimentos frequentemente. Pouco interessa neste caso se a companhia tenha futuro ou continue em existência em 5 ou 10 anos. A partir do momento que eles conservam as acções por pouco tempo, pouco interessa o futuro das companhias. Geralmente, procuram companhias pequenas, com mais volatilidade.

A maioria de companhias de boa qualidade paga dividendos. Para administradores de “actively-managed” não se preocupam com isso pois que procuram o “hot stock”.

Importante ponto a considerar para investidores “buy and hold” é que estes compreendam o tipo de companhia em que investem. Investidores em portefólios “actively-managed” pouco sabem das companhias em que investem.

Portefólios “actively managed” têem custos mais elevados, pois o comprar e vender acarretam comissões mais frequentes e comissões reduzem o valor da pasta de investimentos.

PROTECÇÃO DE DEPÓSITOS BANCÁRIOS

Qual a protecção das nossas contas bancárias?

No Canadá, depósitos bancários estão seguros pela Canada Deposit Insurance Corporation (CDIC) Depósitos estão protegidos e garantidos até $100,000.00, desde que obedeçam às seguintes condições: 1) Os depósitos sejam em moeda canadiana 2) Sejam pagáveis em Canadá, 3) Tenham um prazo até 5 anos.

Depósitos abrangidos por esta protecção: savings accounts, chequing accounts, commercial accounts, term deposits, GICs, and certificates of deposit.

GICs a 7 anos e depósitos a prazo em dólares americanos não estão seguros.

Depósitos têm que estar numa instituição que seja membro da CDIC.

Como exemplo, se o leitor tem diferentes contas, savings, chequings, GICs o limite continua a ser $100,000.00 e o facto de depósitos serem em diferentes agências não aumenta a importância segura.

No entante depósitos dentre de RRSPs e RRIFs tem uma protecção extra de $100,000.00.

Para informação mais detalhada peça o folheto informativo sobre este seguro no seu banco ou companhia trust.

20 de Outubro de 2009

Comentários? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2009 Álvaro Trigo