ANO 15 .............................................. No. 84

MARÇO - ABRIL 2009 ............ Director:Álvaro Trigo


ABERTURA

No número passado escrevemos sobre EXCHANGE-TRADED-FUNDS. Neste número apresentamos iShares Canadian Dividend Index Fund (XDV), que é, dentro deste tipo de investimento, um dos mais populares.

Costumamos escrever sobre companhias bem estabelecidas, os ditos blue chips. Isto deve-se ao facto de que estas companhias oferecem menos risco e serem apropriadas para novos investidores. Neste número, além dum investimento extremamente conservativo, tratamos de duas companhias desconhecidas da maioria dos investidores, mas que têm estado no radar de analistas financeiros. Ambas oferecem grande potencial, mas com potencial existem riscos. Estas companhias devem apenas ser consideradas por aqueles que querem ser mais agressivos nos seus investimentos.

iSHARES CANADIAN DIVIDEND INDEX FUND

Se o leitor está interessado numa pasta de investimento variada e conservativa um simples investimento oferece-lhe essa possibilidade - iSHARES CANADIAN DIVIDEND INDEX FUND.

Este ETF (exchange-traded-fund) pode ter até trinta acções dos considerados blue chips. Como é de esperar ele tem uma concentração de serviços financeiros: bancos, Power Financial Corp (que tem interesses em IGM Financial e Great-West Lifeco) e TMX Group e é transaccionado na bolsa de Toronto com o símbolo XDV.

iSHARES CANADIAN DIVIDEND INDEX FUND emula a performance do Dow Jones Canada Select Dividend Index.

Dow Jones escolhe as companhias para este índice, baseando-se numa yield elevada, aumentos de dividendos e a percentagem dos mesmos em relação a lucros.

Este ETF, administrado por Barclays Global Investors, começou em 2005 e tem uma despesa de administração de 0.50%. O seu objectivo é oferecer crescimento a longo termo.

ETFs tem-se tornado popular especialmente devido aos seus custos baixos de administração, em comparação com Mutual Funds.

Assim, se o leitor pretende ter uma pasta de investimentos variada, sem ter que comprar acções de muitas companhias, este ETF é o único investimento que necessita.

GROWTH STOCKS

ENWAVE (enw) e WAVEFRONT TECHNOLOGY SOLUTIONS INC. (wee), têm pouco em comum, além de wave no nome e ambas as companhias serem transaccionadas na bolsa de Vancouver. Mas, os produtos que oferecem são revolucionários e protegidos por patentes. Ambas têm um potencial notável e podem tornar-se gigantes nas respectivas indústrias.

ENWAVE é uma companhia de investigação que está a estudar e desenvolver, para aplicação comercial, a sua invenção - Radiant Energy Vacuum (REV). REV. é um método de desidratação de alimentos líquidos e produtos farmacêuticos.

O objectivo da companhia é substituir o sistema actual de desidratação, que é um sistema dispendioso, pelo seu sistema. A utilização de REV resulta em economia para companhias que o usem, uma economia tanto em tempo como em custo financeiro.

Esta tecnologia usa uma combinação de pressão em vacum e energia de microondas para desidratar frutas, vegetais, ervas, carnes, peixes a temperatura normal.

Em 2008, ENWAVE construiu a primeira máquina com capacidade de produção industrial, que foi utilizada por CAL-SAN Enterprises Ltd., um produtor de blueberries. A utilização da máquina provou a eficiência de REV na produção industrial de frutas secas.

A tecnologia, foi baptizada nutraREV e está a ser divulgada (marketing) na América do Norte para a desidratação de vegetais. A companhia fez um acordo marketing com o grupo Alemão Hans Binder Maschinenbau GmbH para a venda e assistência a futuros clientes na Europa.

Experiências laboratoriais têm provado a superioridade deste sistema em relação aos sistemas actuais em uso.

Outra área da aplicação da tecnologia REV é powderREV(r) , que consiste igualmente em desidratação de líquidos, usando energia de microondas e baixa pressão desenvolvida em vacum. Este sistema é utilizado para desidratação de culturas que se iniciem, pró bióticos e bioquímicos, tais como enzimas.

Em Abril de 2009, ENWAVE completou uma série de experiências com Danisco S/S, uma companhia de ingredientes alimentares, enzimas e soluções biológicas. Em colaboração, ambas as companhias estão a criar um sistema de desidratação em alta velocidade e potência contínua com capacidade para tratar matérias biologicamente sensitivas, tais como culturas.

Com administradores e cientistas experientes, apoio da Universidade da Colômbia Britânica e uma tecnologia da qual possuem a patente, o mercado é vasto e variado para ENWAVE.

WAVEFRONT TECHNOLOGY SOLUTIONS INC. é uma companhia especializada em soluções para a indústria petrolífera. O uso da sua tecnologia estimula a extracção de óleo, que, de outro modo seria desperdiçado, e na recuperação de solo contaminado. A companhia tem duas patentes - Powerwave e Primawave.

Powerwave aumenta a recuperação de óleo através de aperfeiçoamento de métodos usados presentemente tais como tecnologia EOR, injecção líquida CO2 e injecção de água. Quando utilizada efectivamente Powerwave é o método mais eficiente para acelerar o movimento de fluidos.

Para produtores de óleo o uso de Powerwave é vantajoso: maior produção de óleo e vida prolongada de poços petrolíferos. Com este sistema obtém-se a mesma produção, com um número menor de poços petrolíferos.

Segundo a companhia, o seu sistema de pressão pode-se comparar como o coração a puxar sangue através do corpo. Como resultado, fluidos que nunca se moveram anteriormente movem-se agora. Poços petrolíferos de pouco rendimento, ou mesmo abandonados, por serem improdutivos, são transformados em reservatórios de maior produção.

WAVEFRONT usou Powervave pela primeira vez em 1998 e desde então os resultados têm sido satisfatórios: melhor estímulo para extracção e recuperação secundária de óleo. Nalguns casos a tecnologia aumentou a produção de poços petroliferos em mais de 1000%.

Seguindo os mesmos princípios que Powerwave usa para os serviços em óleo, o processo Primawave é um método eficiente para tratar água contaminada pelos processos de extracção de óleo.

Para servir este mercado, WAVEFRONT licencia companhias de limpeza, eliminação de químicos e outras matérias poluitivas que contaminam o solo, para o uso de PrimaWave.

A tecnologia Primawave é um sistema efectivo, e de reduzido custo, para a eliminação de poluentes e para restauração de sítios ao seu estado natural, como foi confirmada por Environment and Industry Canada.

Companhias do sector de eliminação de poluição têm neste método uma solução para tratar sitios contaminados. Ele permite terminarem a limpeza mais cedo, devido a uma redução de pontos de injecção, e, simultaneamente, oferece-lhes a possibilidade de alcançar localizações difíceis, tais como, por exemplo, debaixo de edifícios.

O mercado global para as tecnologias oferecidas por estas companhias é vasto. Mas, como qualquer investimento, riscos nunca estão ausentes. Serão as tecnologias adoptadas universalmente, ou, pelo menos, suficientes para produzirem lucros? Se bem que estas tecnologias estejam protegidas por patentes, isso não significa que outros métodos competitivos não sejam desenvolvidos.

Companhias pequenas, em processo de expansão e consolidação, confrontam problemas de financiamento. Despesas de lançamento dos seus produtos no mercado e clientela é reduzida, entre outros. Poucas receitas e aumentos de despesas podem subsistir por um longo período e afectarem a existência da empresa.

Para aqueles que não se importem de esperar, vemos condições favoráveis em ambas as companhias.

(4 de Março de 2010)

Comentários? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2010 Álvaro Trigo