ANO 15 .............................................. No. 86

JULHO - AGOSTO 2010 ............ Director: Álvaro Trigo


ABERTURA

Neste número do BOLETIM apresentamos aos nossos leitores uma companhia que acreditamos ter boas perspetivas em bons ou maus tempos. Temos o habitual Comentário e, em conclusão, voltamos a tratar de REITs.

COMENTÁRIO

Investir na bolsa é arriscado, todos sabemos. A curto prazo, as incertezas são inúmeras. Factores económicos e políticos afetam o mercado. Nestes últimos dias temos assistido a instabilidade financeira. A bolsa é imprevisível e aqueles que não têm nervos para assistir a esta volatilidade, podem refugiar-se em Certificados de Investimento, ou produtos com relativa garantia, mesmo que estes produzam receitas mínguas.

Considerações negativas estão a provocar a fugida de investidores na bolsa. Uma delas é a situação na Europa e nas nações que usam o euro como moeda nacional (a libra esterlina não se encontra em melhor situação). Todos os 16 países da zona do euro têm deficits avultados, com uma exceção, o Luxemburgo, que tem a casa em ordem. Se um desses países for incapaz de pagar as suas obrigações no vencimento, pode provocar caos na sociedade e arrastar o sistema bancário global.

Nesta última semana, a situação económica dos Estados Unidos causou descida nas bolsas. Há um ano atrás, a economia do país começou a recuperar, mas, agora, está-se a recear uma recessão. As últimas notícias do mercado de trabalho não são encorajadoras. Se o desemprego é menor não é porque se tivessem criado empregos, mas porque muitos desempregados desapareceram das estatísticas. Desde os fins de 2007, o país perdeu 8 milhões de postos de trabalho. Perspetivas não são animadoras para aqueles que procuram emprego. Tais notícias afetam Canadá, que depende da situação económica do vizinho do sul para as suas exportações.

COMPANHIAS A CONSIDERAR

THE NORTH WEST COMPANY

Depressão ou não depressão, todos precisamos de comer. É baseado neste princípio que companhias envolvidas em alimentação e outros produtos essenciais, estão considerados como imunes a qualquer crise económica. Se assim é, porque é que algumas lojas de produtos alimentares fecham as portas?

A resposta é: concorrência, A competição neste setor da economia é atroz. Um novo ingresso no setor é Wall-Mart, cujos estabelecimentos, que já vendiam roupas, eletrónicos e muitos outros produtos, incluem agora alimentos nas suas prateleiras.

Isso resulta em maior competição e certo “perigo” para Loblaws, Metro e Sobeys, cujos empregados estão sindicalizados. Quaisquer destes oferecem lojas de “desconto” - No Frills, Basics e Price Chopper.

Por isso, o setor de alimentação não está livre de preocupações. Loblaw Cos Ltd. está, presentemente, em negociações com sindicatos e a tentar obter redução de benefícios dos seus empregados.

A companhia que apresentamos hoje, North West C°, traça as suas origens em 1668, quando estabeleceu postos em terras longínquas, para servir os primeiros pioneiros do Canadá, em Waskaganish e James Bay. Com 226 localizações e 6,903 empregados apresentou, no último ano fiscal, vendas no valor de 1,444 biliões de dólares. As razões para investir em North West C° são as seguintes: os estabelecimentos servem localizações remotas e de pouca ou nenhuma competição; 87 % dos produtos oferecidos constituem necessidades do dia-a-dia; abastecem comunidades em crescimento e a companhia tem uma posição financeira forte e história de crescimento notável. Um investimento de $1,000 dólares em North West C° a 31 de Janeiro de 2000 valeria, dez anos mais tarde, $9.000 dólares.

Na reunião anual em Winnipeg em 10 de Junho, acionistas aprovaram a conversão de North West C° de trust para corporação. A companhia continuará a oferecer dividendo generoso.

As ações de North West C° são transacionadas no TSE com o símbolo NWF.UN. Preço recente: $19.22. Yield: 7%. rácio p/e 11.

REAL ESTATE INVESTMENT TRUSTS

Real Estate Investment Trusts (REITs) não são afetados pela legislação que afeta outros Trusts. Enquanto estes convertem em corporações, agora que as vantagens de impostos desapareceram, REITs continuarão a gozar de preferência de investidores, precisamente por não serem afetados pela legislação.

A crise financeira global influiu o setor, mas a recuperação económica trouxe-o, de novo, para a primeira linha de investimentos.

REITs têm propriedades que produzem rendas – sejam prédios, shopping centres, centros industriais e outros. A longo termo estas propriedades estão protegidas da inflação. Se esta aumenta, aumentam igualmente as rendas e o valor do imobiliário.

Apesar da recuperação do mercado, existem ainda boas oportunidades para investir em REITs. é uma possibilidade de investir em imobiliário sem as dores de cabeça de senhorio. Uma vantagem adicional é o facto de ações, terem liquidez, isto é, podem ser compradas e vendidas a qualquer momento.

Para evitar o pagamento de impostos, REITs distribuem a maior parte das suas receitas.

Entre os favoritos de analistas contam-se: Canadian Real Estate Investment Trust, RioCan (plazas) e Boardwalk (apartamentos de renda).

(6 de Julho de 2010)

Comentários? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2010 Álvaro Trigo