html>


ANO 16 .............................................. No. 91

MAIO - JUNHO 2011 ............ Director: Álvaro Trigo


ABERTURA

Neste número do BOLETIM apresentamos uma companhia holding e de administração. Investir nela é investir indiretamente em seguros, fundos de investimento e gerência de bens. Inflação, agora uma ameaça, merece um comentário breve.

INFLAÇÃO

A maneira simples e (relativamente) segura de investir é através de certificados de investimento, os populares G.I.Cs. Se o investimento oferece a garantia de capital, o rendimento baixo que estes certificados oferecem são desanimadores. Juros de 2% ou 3%, dependendo da instituição financeira e período de tempo do certificado.

GICs não estão totalmente isentos de perigo. O maior risco resulta da ação da inflação. Esta constitui a grande desvantagem destes títulos de crédito. O juro recebido oferece, agora, menos poder de compra e, na maturidade, constatamos que o capital investido compra menos do que quando iniciamos o investimento.

Este risco é o mesmo para bonds e outros fixed income products. Se temos Fundos de Investimento em bonds e mortgages o valor das unidades é reduzido em tempos inflacionários. Quem irá comprar um bond a dar 4% de juro quando o mercado oferece-os a 5, 6 ou 7 por-cento? Para refletir as condições do mercado, estes títulos de investimento têm que proporcionar o mesmo rendimento que novos produtos. Assim para oferecerem juros comparáveis, o valor das unidades é reduzido.

Uma exceção são os real return bonds. Estes oferecem juro flutuante, refletindo o aumento, ou redução, do custo de vida.

Se nos lembrarmos que ao rendimento de investimentos, fora de planos registados (RRSPs, RIIFs), o governo tira uma fatia, em impostos federais e provinciais, o que nos resta?

Isto traz-nos ao tema deste comentário: inflação. Preços de matérias-primas continuam a aumentar. Economias em rápido desenvolvimento, tais como as da China e da Índia, provocam maior procura e, consequentemente, influenciam o custo dos produtos.

É, no entanto, o aumento de combustíveis que é alarmante. Cada vez que vamos encher o depósito de gasolina do nosso carro, o preço por litro do combustível aumentou em relação à vez anterior.

É este aumento de custo de combustíveis que encarece o transporte de mercadorias. Tal reflete-se no custo de alimentação e outros produtos. Inflação é um inimigo implacável daqueles que poupam, pensionistas, e outros, com rendimentos fixos.

Em tempos de inflação, companhias aumentam o preço dos seus produtos para compensar custos e manter os mesmos lucros. Empresas estabelecidas (blue chips) que oferecem dividendos, tendem a aumenta-los periodicamente. Isto pode constituir certa proteção contra a inflação.

AÇÕES A CONSIDERAR

POWER FINANCIAL CORPORATION

Power Financial Corporação (pwf) é uma companhia holding e de management, com investimentos na área de seguros e serviços financeiros no Canadá, Estados Unidos, Europa e Ásia. Ela oferece serviços de planeamento financeiro, seguros de vida, administração de bens, contas de poupança, investimentos e seguros de doença. Alem das áreas de seguros e produtos financeiros, tem interesses em óleo, gás, eletricidade e energia, água, minerais, cimento e outros materiais de construção e até está envolvida em vinhos e licores.

As principais companhias do grupo Power Financial são: Great-West Lifeco Inc, (cujas maiores subsidiárias são Great-West Life & Annuity Insurance Company); London Life Insurance Company; The Canada Life Assurance Company; The Great-West Life Assurance Company; Putnam Investments, IGM Financial Inc.(com as subsidiárias Investors Group Inc. e Mackenzie Financial Corporation).

Great-West Life, London Life, e Canada Life oferecem serviços para aproximadamente 12 milhões de clientes.

Na Europa, Canada Life oferece seguros de saúde e investimento para indivíduos e respetivas famílias; anuidades e seguros coletivos para companhias. Na Grã-Bretanha, contas de poupança e seguros individuais; na Irlanda, fundos de pensões e seguros de saúde e na Alemanha, pensões e seguros para doenças graves.

Nos Estados Unidos, Great-West Life & Annuity, oferece uma variedade de serviços financeiros e pensões para indivíduos e grupos e a administração de pensões particulares.

Devido à diversidade de produtos e uma presença em vários países, não é fácil seguir a sua atuação. Contudo a companhia merece a nossa consideração devido ao facto de continuar a ser profitable mesmo nestes tempos de incerteza.

Power Financial Corporation é a subsidiária of Power Corporation of Canada.

Preço recente das ações: $30.85. Pwf oferece uma yield de 4.5%. O rácio P/e é 15. Durante os últimos 12 meses as ações foram transacionadas entre $27 e $32 dólares.

(18 de Abril de 2011)

Comentários? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2011 Álvaro Trigo