ANO 17 .............................................. No. 99

SETEMBRO - OUTUBRO 2012 ..........Orientador: Álvaro Trigo


ABERTURA

Influenciados pela nossa estadia em Portugal, não queremos deixar de tecer mais algumas considerações à situação económica e financeira do país.

Também não é habitual, nesta página, dedicar espaço a companhias pequenas, já que ela é dedicada a novos investidores e, consequentemente, apresenta companhias sólidas e bem estabelecidas. No entanto, desta vez, não queremos deixar de “tocar” numa pequena empresa, investida em Portugal, que poderá, ou não, constituir bom valor.

Em Ações a Considerar comentamos numa das mais sólidas instituições canadianas - o Toronto Dominion Bank.

COMENTÁRIO

Bancos canadianos e os congéneres portugueses marcham em direção oposta.

Bancos canadianos deram-nos boas notícias com lucros espetaculares. No entanto analistas financeiros têm uma palavra de caução. Não se espere a repetição dum mesmo aumento de lucros nos trimestres que se seguem. Companhias de seguros, por outro lado, continuam com dificuldade em apresentar resultados positivos.

O Banco do Canadá, na sua última reunião periódica, decidiu manter o overnight interest rate a 1 por cento. A taxa de desemprego no país continua elevada e, segundo a opinião de economistas, não existe muita pressão nos preços de bens de consumo. O leitor, sempre que for ao supermercado ou encher o depósito do seu carro com gasolina, certamente duvidará desta opinião.

Segundo os mesmos economistas prevê-se um aumento do Produto Interno Bruto entre 1.5 por cento e 2% na economia para o segundo trimestre. Com o desemprego oficial a 7.2 por cento, a convicção no mercado é que juros continuarão baixos durante os tempos mais próximos.

Contrastemos a situação dos bancos canadianos com as dos portugueses. Estes, onde boatos e receios aumentam, em situação difícil. Entre outros problemas, o escândalo do Banco Português de Negócios, que faliu, e cujo presidente e CEO foi preso, acusado de atividades criminosas. Enquanto o governo português ficou com os débitos incobráveis, as partes com algum valor foram vendidas a um banco angolano. Atualmente os cinco grupos bancários portugueses, evidenciam um aumento de restritividade nos respetivos critérios de aprovação de empréstimos, o que constitui uma tendência oposta à da maioria dos bancos da zona euro.

Nos Estados Unidos aproximam-se as eleições. Resultados poderão influenciar a economia canadiana, já que ambos os contendores para a presidência têm ideias diferentes em muitas áreas. Uma vitória republicana beneficiará companhias tais como TransCanada, que verá aumentada as suas possibilidades de aprovação da construção de Keystone oleoduto segundo os planos originais; uma vitória democrática poderá ocasionar um certo resfriamento de relações entre os dois países, especialmente na área do meio ambiente.

INDÚSTRIA MINEIRA

As bolsas de Toronto e Vancouver são as leaders no setor mineiro. Existem cerca de 1,650 companhias de minas listadas nas bolsas canadianas. É maior o número de companhias mineiras presentes nas bolsas canadianas do que na totalidade das restantes bolsas mundiais. Não é de admirar que Toronto seja hóspede do maior congresso mundial de minas, onde investidores e companhias dos cinco continentes se juntam anualmente para discutir assuntos de interesse mútuo e aliciar investidores.

Como sabemos, o preço do ouro é elevado, tendo tido aumento substancial nos últimos anos. Isto, no entanto, não se reflete no aumento de valor de companhias mineiras. Minas de ouro têm estado em baixa. Tal deve-se a uma combinação de fatores: maior dificuldade em encontrar o metal, antagonismos com governos onde as minas se encontram localizadas e, sobretudo, aumento no custo da mão-de-obra.

Quanto os metais não-preciosos, preços têm estado em descida, já que a procura abrandou. A China, que até há pouco tinha uma sede insaciável por minerais, de repente, defronta-se com um abrandamento da economia e, consequentemente, uma menor procura dos mesmos.

Se ganhos a curto prazo no setor mineiro são duvidosos, há quem afirme que investidores devem encarar o setor como longo termo investimento. Investir em minas pode ser vantajoso, mas os riscos inerentes são elevados. Certamente, uma espécie de investimento não adequado para pequenos investidores ou aqueles que querem criar uma pasta de investimentos com riscos reduzidos.

Algumas companhias mineiras transacionadas nas bolsas canadianas têm investido em Portugal, reabrindo certas minas que estavam esquecidas ou não operativas até recentemente. O Ministério da Economia recebe frequentes pedidos de companhias estrangeiras para concessões para a exploração de minas de ouro. No Alentejo minas antigas, abandonadas desde há muito, são agora reativadas.

Tal como no Canadá, observamos, em Portugal, uma explosão de anúncios para a compra de ouro e produtos de ourivesaria.

PORTO ENERGY CORP.

PORTO ENERGY é uma empresa do Texas, que, através duma subsidiária, está envolvida na exploração de óleo e gás natural em Portugal. A empresa tem interesses em sete concessões. Segundo a companhia, tecnologia exploratória, nunca utilizada em Portugal, identificou reservas de óleo e gás viáveis comercialmente. Há um mês atrás as ações eram negociadas na bolsa de Toronto a 7 cêntimos, agora são negociadas a 15 cêntimos, um aumento superior a 100%. O entusiasmo recente pela compra de ações da companhia, resultou duma notícia de que Porto Energy entrou em sociedade com a companhia portuguesa GALP, esta com fundos suficientes para financiar exploração e desenvolvimentos futuros.

A companhia tem liquidez, com centenas de milhares de ações transacionadas diariamente, e tem escritório em Lisboa. Este é um investimento considerado agressivo. Cremos que o entusiasmo é temporário, devido à notícia agora divulgada. Ações poderão descer nestes dias mais próximos, mas a longo prazo um investimento em Porto Energy poderá pagar generosamente aqueles que o fizerem.

O único analista financeiro que segue a companhia, tem o preço de 40 cêntimos para um ano.

MONEY MARKET FUNDS

Até recentemente quando tínhamos cash e esperávamos por uma oportunidade para investir colocávamos os fundos disponíveis num Money Market Fund. Isto era considerado parking short-term money. Mas o que funcionava bem no passado, não trabalha tão bem no ambiente atual de juros baixos.

Money Market Funds investem em short-term debt securities e commercial paper. Investidores têm saído desse forma de investimento em massa, resgatando as unidades. Razão: juros baixos e despesas de administração levam todos os ganhos.

Alguns investidores, “descobriram” uma alternativa para depositar cash – Claymore Premium Market ETF (cmr). Com despesas administrativas de 0.25 % ele deixa um pouco mais nas suas bolsas. Apesar de mais rentável do que Fundos de Investimento, a realidade é que, numa atmosfera de juros baixos, o rendimento é igualmente exíguo.

Uma palavra de caução. Desde que ETFs são transacionados na bolsa, existem despesas de compra e venda. Assim, transações devem ser em importâncias avultadas e o investimento mantido por um espaço de tempo razoável para que seja lucrativo.

COMPANHIAS A CONSIDERAR

TORONTO-DOMINION BANK

Felicitamos os leitores que possuam ações do TD Bank. Tal como os outros bancos canadianos, este teve um aumento substancial de lucros. Mas, se o leitor é cliente dum banco, este ou qualquer outro, lamentamos o acréscimo de despesas inerentes a transações bancárias.

Toronto-Dominion Bank, e as suas subsidiárias, oferecem operações bancárias para clientes individuais e comerciais, tanto no Canadá como nos Estados Unidos. TD vende ainda seguros e uma variedade de serviços financeiros. Nos Estados Unidos, o banco tem aumentado a sua presença.

No terceiro trimestre TD teve um lucro de $1.8 bilião, ou $1.91 dólares por ação.

Na totalidade os Big Six tiveram um lucro de $8.2 bilião de dólares. (De notar que o que nas Américas é um bilião de dólares, na Europa é mil milhões). Parte dos lucros dos bancos canadianos foram derivados de aumento de custos para consumidores.

O banco, tal como os outros big five aumentou o dividendo. (agora 77 cêntimos trimestralmente ($3.08 anualmente). Ao corrente preço de $81.86 (8 de setembro) as ações tem um p/e de 11 e a yield de 3.7%.

Tal como os restantes maiores bancos canadianos, TD é um bom investimento. A longo prazo as prospetivas para este investimento são: aumento de valor das ações e aumento de dividendos.

(14 de setembro de 2012)

Comentários? Escreva

Voltar ao Índice.


Copyright © 2012 Álvaro Trigo